No próximo dia 16 de Dezembro, pelas 15h00, vai realizar-se no CCB uma sessão evocativa de Manuel Ferreira no ano do seu centenário.A sessão, designada Dia Literário Manuel Ferreira, será coordenada pelo historiador caldense João Serra e contará com a participação da escritora angolana Ana Paula Tavares e do escritor cabo-verdiano Filinto
Elísio. O evento vai contar com o testemunho de Deolinda Pereira de Barros que ainda irá ler textos de Manuel Ferreira.
O homenageado foi o introdutor dos estudos sobre literatura africana de expressão portuguesa, em 1974, na universidade. Produziu uma extensa bibliografia sobre aquele tema e publicou várias antologias sobre autores de Cabo Verde, São Tomé, Guiné, Angola e Moçambique.
Manuel Ferreira viveu nas Caldas da Rainha durante alguns anos na década de 50 e também cultivou a ficção, tendo inscrito as suas principais obras na paisagem social cabo-verdiana. Foi ainda o primeiro presidente do Conjunto Cénico Caldense, além de ter promovido várias sessões culturais nos Pimpões.
Pertenceu à direcção da Sociedade Portuguesa de Escritores desde 1961 até à sua extinção pelo fascismo em 1965. Foi também o primeiro director de programas culturais da RTP, logo a seguir ao 25 de Abril.