Mais de 150 pessoas de 25 países estiveram reunidas no CCC, a 6 e 7 de julho, na Confia
Caldas transformou-se na capital da ilustração e da animação a 6 e 7 de julho.
O CCC recebeu a Conferência Internacional de Ilustração e de Animação (Confia), que teve a ESAD.CR como anfitriã e que é organizada pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
No evento participaram 150 pessoas, oriundas de, pelo menos 25 países, entre docentes, investigadores e autores destas duas áreas.
Paula Tavares, a diretora da Confia, orgulha-se de realizar este evento, cuja primeira edição decorreu em 2012 na sequência da criação do mestrado em Ilustração e Animação. Desde então o evento tem crescido e realiza-se todos os anos em cidades diferentes. Depois de várias localidades do Norte e de ter passado também por Aveiro, o Confia chegou às Caldas. “Temos sempre gente de todo o mundo e contamos com a submissão de 120 artigos científicos”, disse o organizadora acrescentando que a Comissão Científica aceita cerca de metade que é apresentada ao longo da realização deste certame internacional.
A Inteligência Artificial, as animações 3D, técnicas de animação, ilustração biomolecular são apenas alguns dos temas que foram apresentados no CCC ao longo de dois dias, em comunicações em português e em inglês.
“Estamos sempre a relacionar o tradicional com o digital e com o contemporâneo”, disse Paula Tavares, acrescentando que também se faz “um esforço para ligar a academia com o mercado de trabalho e também não temos qualquer preconceito com a área comercial”. É neste tipo de eventos que se anunciam as novas tendências de mercado e se debate o que está a acontecer, por exemplo, a forma como a inteligência artificial já influencia a ilustração e a animação na atualidade.
Os Politécnicos de Leiria e do Cávado fazem parte da Regional University Network – European University, uma rede de nove universidades europeias que viu recentemente aprovado financiamento de 14 milhões de euros para mobilidade das comunidades escolares. Segundo Paula Tavares “continuaremos a trabalhar em conjunto pois temos financiamento garantido até 2027”.
Segundo João Santos, diretor da ESAD.CR, a Confia é “uma das melhores 10 conferências do mundo relativas aos mundos da animação e ilustração”. O docente, que recordou que a própria escola de artes já teve um festival universitário dedicado à animação, considerou que receber a Confia foi “uma excelente oportunidade para a ESAD e para a cidade poder ter autores e investigadores de todo o mundo a conhecer este território”. Na sua opinião, foi útil pois permitiu à sua comunidade “estabelecer redes e alargar os nossos horizontes nestas duas áreas específicas”, disse o diretor que, tal como um conjunto de docentes da ESAD, também participou com uma comunicação científica nesta edição.
Também participou um grupo de alunos voluntários da escola de artes caldense que, desta forma, tiveram um contacto mais próximo com participantes de vários países. Do evento fez ainda parte a exposição “Co-position”, coordenada por Pedro Moura, docente da escola caldense. André Carrilho foi um dos ilustradores portugueses presentes neste evento para apresentar o seu trabalho de ilustrador e cartoonista. Abordou também questões relacionadas com o seu posicionamento ético em relação ao mundo e em relação ao universo da ilustração. Este autor está ligado às Caldas não só porque é fã de Bordalo Pinheiro, como porque a sua mulher é docente na ESAD.CR. Era também presença frequente no concurso do World Press Cartoon, tendo ganho algumas das suas distinções. O autor lamentou o facto de não haver World Press Cartoon. “O salão internacional deveria regressar e de ser protegido”. Na sua opinião, o cartoon não vive um bom momento pois “como fala a verdade, esta pode ser incómoda” e, por isso, o cartoon “está sob fogo cerrado”.■