CCC apresenta programação para primeiro trimestre e aguarda por apoio da DGArtes

0
421
David Fonseca apresentará espetáculo de celebração dos 25 anos de carreira

David Fonseca, Sérgio Godinho e Gisela João são alguns dos artistas que atuarão no CCC. Estrutura aguarda para saber se terá apoio da DGArtes

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) continua a apoiar a programação dos teatros e cineteatros, da Rede de Teatros e Cine-teatros Portugueses (RTCP), tendo lançado uma segunda edição de apoio.
O CCC concorreu a este apoio mas, segundo o diretor Mário Branquinho, “temos até ao dia 11 de janeiro para enviar documentação necessária para justificar a aprovação”.
O responsável crê que, deste modo, será possível, ao CCC, conseguir alcançar o financiamento para a programação no centro cultural nos próximos quatro anos pois foram necessários esclarecimentos em relação a quatro pontos da candidatura caldense
Aos 38 teatros e cineteatros que receberam apoio na primeira edição, em 2022, juntam-se agora mais 18 equipamentos que vão receber um apoio financeiro num valor global de oito milhões de euros ao longo dos próximos quatro anos.
Para já, nesta segunda edição do concurso, haverá reforço do apoio à programação dos equipamentos RTCP em várias das regiões NUTS II do país, sendo a região Centro a que teve maior reforço de apoios propostos (10), seguida da região Norte (4), do Alentejo (2) e do Algarve (2).
O CCC já tem a sua programação para o primeiro trimestre de 2024, em várias áreas artísticas, e contemplando a temática dos 50 anos do 25 de abril.
“Apostaremos numa programação variada e de qualidade”, disse o responsável. A temporada inicia com o Concerto de Ano Novo, pela Banda Comércio e Indústria, a 7 de janeiro, sob a direção de Adelino Mota, com a soprano Rita Marques e o tenor Filipe de Moura e que já conta com lotação esgotada.
O Teatro da Rainha, nos dias 19, 20 e 21 de janeiro apresenta “Míseros, montagem de quadros vicentinos” , com encenação de Fernando Mora Ramos. Ainda em parceria com a mesma companhia, estará patente, de 20 de janeiro a 31 de março, na Galeria do CCC, a exposição “Allepo/ Estrela vermelha” de Jochen Maria Bustorff. E a 16 de janeiro, o Teatro da Rainha fará o “Colóquio Gil Vicente”.

A 26, David Fonseca vem às Caldas com Still 25, para celebrar de 25 anos de carreira. Entre muitas outras propostas de jazz e de cinema, em parceria com entidades locais, a terminar janeiro, decorrerá uma residência artística de teatro da ESAD.CR,com o trabalho “Só o que resta”, a partir de A Gaivota de Tchekov.
A 3 de fevereiro, atua o cantautor Buba Espinho No dia 16, o teatro regressa com “Frida Kahlo – a filha do grande amanhã”, da companhia Trigo Limpo, Teatro ACERT. No dia 17 de fevereiro, o festival Montepio “Às vezes o Amor” trará Gisela João e Justin Stanton, para festejar o Dia dos Namorados. No dia 20, volta o Diga 33 – Poesia no Teatro será dedicado a Maria Gabriela Llansol.
No café-concerto, com entrada livre, no dia 23 atuará o trio DM3. A 24, acontece o espetáculo multidisciplinar Glimmer, onde Rui Horta volta a trabalhar com os Micro Audio Waves.
Março inicia com a atuação da Banda Filarmónica de A-dos-Francos no dia 9 de março.
A 16 de março, Sérgio Godinho sob ao palco com Sérgio & Os Assessores, para apresentar “Liberdade25”. A 27 celebra-se o Dia Mundial do Teatro com a peça “Livrar-me”, uma co-criação de Sandra Barata Belo e Raquel Oliveira. A 23 de março decorre no Centro de Artes o concerto Guerra e Paz, com Diana Botelho Vieira em parceria com a SIPO. Ainda no dia 23, no Café-concerto, atuarão os Walking River Trunk com Nelson Dias e Zé Costa.
Em março o serviço educativo conta com Bolota Ceramics, a 16, numa oficina de barro para bebés denominada Pequenos, grandes artistas. Seguem-se as Oficinas Criativas da Páscoa, entre os dias 25 e 28 desse mês. ■