CCDR Centro renovou aplicação inCENTRO

0
265

Aplicação que reúne oferta das condições para instalação de empresas foi renovada

inCENTRO é o nome da aplicação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro onde é possível consultar a diversidade da oferta relativa às condições para a instalação de empresas e o conjunto de benefícios fiscais e iniciativas de apoio disponibilizadas pelos municípios.
A aplicação, que foi recentemente renovada apresentando uma nova imagem, está estruturada em três grandes áreas: incentivos locais, acolhimento empresarial e caracterização territorial.
Na primeira é fornecida informação sobre os incentivos fiscais, apoios a empresas e famílias, taxas municipais e isenções, entre outros, permitindo fazer comparações.
Na segunda são apresentados os espaços de acolhimento ou incubação empresarial, assim como os que se destinam ao coworking.
Por fim, na área da caracterização territorial é possível encontrar informação estatística de cada município e fotografias. Existem mais de mil indicadores estatísticos e os dados provém da DataCentro.
A inCENTRO tem como missão “contribuir para a captação de iniciativas de investimento territorial nos municípios que compõem a região Centro” auxiliando a “atrair dinamismo empresarial”, mas também a “promover melhores condições de vida das famílias, minimizando a migração dos residentes e fixando novos habitantes”.
O inCENTRO pretende que a informação produzida “possa ser acedida e reutilizada por qualquer cidadão, fomentando a transparência”.
Apresentada publicamente em outubro de 2020, esta ferramenta digital conheceu agora, cinco anos depois, uma renovação na imagem, passando também a integrar a funcionalidade da georreferenciação dos lotes nas áreas de acolhimento empresarial, com “o objetivo de uma maior e melhor identificação e detalhe destes espaços empresariais”. ■