O Castelo de Porto de Mós tem em destaque uma mostra de cerâmica contemporânea. Uma das autoras vive nas Caldas
“Lugares da imaginação” é como se intitula a exposição, patente em três salas do Castelo de Porto de Mós e que pretende retratar a criatividade e o sentido estético e de ceramistas daquela região com projeção que ultrapassa a escala local e regional.
Uma das artistas desta mostra é Rita Frutuoso, técnica superior e responsável pela Oficina Cerâmica da ESAD. Vive nas Caldas da Rainha há vários anos e dá continuidade aos seus estudos académicos. A autora é natural dos Alvados e apresenta peças feitas usando a técnica de neriage, isto é, a de girar pastas coradas na execução de peças na roda de oleiro.
A artista está a realizar o doutoramento nas Belas Artes de Lisboa, interligando a cerâmica com a pastelaria.
Rita Frutuoso apresenta ainda peças em porcelana, uma delas onde usa a pasta cerâmica para completar peças naturais como aconteceu com alguns ramos de cana. “Ao fazer esta intervenção em porcelana, acrescento valor à própria proposta”, disse a autora desta série, designada “Ligações Improváveis”.
Expôr no Castelo de Porto de Mós “é uma ideia feliz”, pois está a expôr na terra natal, ou seja, “tem um valor sentimental”, rematou a ceramista.
Presentes estão também peças de cerâmica contemporânea de Ana Lousada e Carlos Neto, da Casa da Olaria, que fica em Alcaria e onde se dedicam à produção de peças de autor.
Nesta aldeia é possível conhecer as últimas produções destes artistas. “Gostamos muito da experimentação e também do trabalho à roda”, disse Ana Lousada, que apresenta peças feitas em porcelana e papel. Carlos Neto prefere o barro vermelho.
“Gosto de trabalhar com as argilas que vou buscar aos barreiros locais”, disse, por seu turno, o ceramista, que é também consultor da empresa Val do Sol Cerâmicas, de Porto de Mós.
Os autores são de Leiria mas vivem em Alcaria desde 1999, tendo residido antes em Porto de Mós. Ambos estão ligados às Caldas através do Cencal e também das participações na Feira de Cerâmica de São Martinho do Porto. O casal faz, ainda, parte do projeto “Desalinhados” que envolve nove autores a trabalhar à roda em palco.
De “Lugares da imaginação” fazem também parte obras de Rute Dias, esta última, da Barrolaria, e que vive em Alvados. “Lugares da imaginação ”integrou a iniciativa europeia “Bom Dia Cerâmica”, promovida, em Portugal, pela Associação de Cidades e Vilas de Cerâmica, e que integra o município de Porto de Mós. Mostra está patente até inícios de julho. ■