
A cerâmica portuguesa esteve presente numa exposição no Parlamento Europeu
Vinte e três peças de cerâmica representaram igual número de cidades e vilas portuguesas numa exposição que teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Na iniciativa, que foi apadrinhada pelo eurodeputado Hélder Sousa Silva, membro da Comissão da Cultura e da Educação (CULT) do Parlamento Europeu, o eurodeputado recordou que apesar de Portugal “ser um país pequeno é, atualmente, é o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa”.
Sobre a exposição referiu também que “é apenas uma pequena mostra da variedade e diversidade de formas cerâmicas existentes no nosso país, e é também uma forma de celebramos a arte e a cultura portuguesas”. O eurodeputado sublinhou o facto deste setor empregar mais de 20 mil pessoas. Hélder Sousa Silva deixou ainda o alerta de que é necessário “assegurar a sobrevivência e o dinamismo do setor”. Tal desafio, disse, é um desígnio de todos: artesãos,trabalhadores, empresários, associações, municípios, Governo e União Europeia”. As entidades da UE, segundo o eurodeputado, aprovaram o Regulamento relativo à proteção das indicações geográficas de produtos artesanais e industriais que, a partir de 1 de dezembro de 2025, garante um sistema de proteção das Indicações Geográficas à escala da União Europeia.
O embaixador de Portugal na Bélgica, Pedro Cabral, que presidiu à abertura, afirmou que esta foi “uma iniciativa louvável do eurodeputado Hélder Sousa Silva”, pois “reforça a presença e identidade de Portugal no panorama europeu”.
Já exposição “Portugal Cerâmico” é da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), criada em Mafra, em 2018, com o objetivo de valorização o património cerâmico português. Atualmente, a AptCVC é constituída por 31 municípios, que abrangem quase todo o território nacional. Desde finais de 2021, a associação integra a plataforma da cerâmica mundial, o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC).
Nesta mostra – onde trabalharam ao vivo os ceramistas José Pires (Mafra) e Fernando Russo (Barcelos) – estiveram representados, entre outros, os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas, Castelo Branco, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Crato, Fundão, Ílhavo, Leiria, Loures, Mafra, Montemor-o-Novo, Oliveira do Bairro, Redondo, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Poiares e Vila Real.