Ceramistas italianas vêm trabalhar nas Caldas

0
1081

Caldas da Rainha e a cidade de Deruta, em Itália, são geminadas pois ambas são centros cerâmicos europeus. Neste contexto, os dois municípios uniram-se para desenvolver um encontro internacional em Deruta, sob o tema “A Cerâmica e as mulheres. Como as mulheres se tornaram protagonistas”, a realizar-se em Deruta, entre os dias 23 e 26 de novembro de 2025.

A iniciativa organizada pelos municípios caldense e italiano, será feita no âmbito do programa europeu CERV – Town Twinning (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores – Geminação de Cidades), destina-se a apoiar encontros entre cidades geminadas com o objetivo de reforçar os laços entre cidadãos europeus, promover o intercâmbio cultural, social e económico. Nos dias do intercâmbio naquela localidade italiana, está prevista a visita a empresas e oficinas de artesãos de cerâmica da região. Decorrerão também encontros com artesãos, trabalhadores, empresários e profissionais do ofício da cerâmica.

Em março de 2026, será a vez da cidade das Caldas acolher o projeto e as ceramistas de Deruta.

- publicidade -

A participação neste projeto que conta com apoio europeu pretende abranger 42 participantes de cada uma das cidades.

O Acordo de Geminação entre os municípios de Deruta e das Caldas da Rainha foi assinado no passado mês de março de 2024, na sequência de uma série de encontros e intercâmbios sobre os diferentes aspetos sociais, culturais e económicos decorrentes de uma tradição partilhada na criação de cerâmica artística.

- publicidade -