O cinema e a literatura unidos em Alcobaça no Books & Movies

0
879
Gazeta das Caldas
Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça e José Fanha, que foi o escritor residente da última edição, na apresentação da 4ª edição do festival

Começa amanhã, 4 de Novembro, a quarta edição do Books & Movies, o festival literário e de cinema de Alcobaça. O evento dura 11 dias e reúne naquela cidade reconhecidos autores portugueses para conversarem com o seu público. “A odisseia das palavras e das imagens” é o mote do festival que conta com mais de 150 actividades e que, este ano, presta homenagem a Ana Zanatti.

Amanhã, 4 de Novembro, a partir das 21h00 realiza-se a abertura oficial da edição deste ano do Books & Movies, seguida de um concerto do pianista Rui Massena no cine-teatro de Alcobaça. Mas antes, a partir das 11h00, já há actividades a decorrer, iniciando-se o programa com a apresentação do livro “De Mossul a Alfeizerão”, por Daud Al Anazy, na biblioteca.
Pelas 16h00 será apresentado, também na biblioteca, o filme “Preto e Branco”, de José Carlos Oliveira, seguido de uma mesa redonda com Irene Pimentel, José Fanha e o coronel Matos Gomes para debater o modo de “Narrar a Guerra”.

Na segunda-feira, 6 de Novembro, Cláudia Guerreiro e Rita Redshoes estarão numa mesa redonda a revisitar os clássicos da literatura infantil. No dia seguinte será exibido o filme “Fátima”, de João Canijo, no cine-teatro, seguindo-se uma conversa com o autor.
“Começa Tudo Nelas!” é uma peça de teatro que resulta do trabalho de várias mulheres que durante seis meses se reuniram uma vez por semana para trabalhar sobre o Sagrado Mundo Feminino. Será apresentada a 8 Ide Novembro às 21h30, na escola Adães Bermudes.
O documentário “Pedro e Inês Sem Fim”, de Andreia Basílio, Teresa Paixão e Filipa Reis, será apresentado às 17h30 do dia 10 de Novembro, na Sala dos Monges do Mosteiro de Alcobaça. No dia seguinte, às 17h30, é projectado “O Lugar do Morto”, de António Pedro Vasconcelos e à noite, pelas 22h00, a coreógrafa Lídia Martinez irá estar à conversa no auditório da biblioteca.
A programação conta com mais de 150 actividades, sendo que inclui 10 concertos, 30 peças de teatro, 26 filmes, três exposições, três mesas redondas, 13 apresentações de livros e 24 ateliers.

HOMENAGEM A ANA ZANATTI

Haverá um espaço dedicado à gastronomia (o Books&Cooking), um mercado do livro, um festival de rock e uma gala final, no cine-teatro de Alcobaça, onde será homenageada a reputada actriz e escritora Ana Zanatti. É também na gala que é entregue o prémio do festival, que este ano vai para o beneditense António Catarino com um roteiro de viagem por Alcobaça intitulado “Panteão”.
“A odisseia das palavras e das imagens” é o mote do evento, que contará com Cristina Carvalho como autora residente para continuar o texto dedicado a Alcobaça, que foi iniciado pelo escritor residente do ano anterior, José Fanha.
A exposição bibliográfica “Pedro e Inês” estará patente nas montras dos estabelecimentos comerciais da zona histórica da cidade. Os showcookings tratam, por exemplo, a guerra ao açúcar, a alimentação saudável e comida macrobiótica.
Da programação faz também parte o Rock Fest, na Adega dos Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça. Daniel Bernardes irá actuar a 9 de Novembro e Mr. Gallini e Geek Daddies no dia seguinte. A 11 de Novembro sobem ao palco Tó Trips e João Doce e Surma. Os concertos realizam-se sempre às 22h30 e têm entrada livre.
Na conferência de imprensa de lançamento do evento, Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, realçou que o Books&Movies cria “novos rituais e dinâmicas na cidade que lhe conferem mais vida e atractividade” e que “representa uma boa oportunidade de contactar directamente com agentes culturais de renome”.

Books & Movies