Cistermúsica Sacra de volta a Alcobaça

0
433
Estão previstas iniciativas deste evento no Mosteiro durante a Semana Santa

“A música coral no Mosteiro de Alcobaça” vai estar em destaque no Cistermúsica Sacra que começa a 16 de março

O Cistermúsica Sacra vai realizar-se, em Alcobaça, entre os dias 16 e 31 de março, sob o mote “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”.
As inscrições encontram-se abertas e decorrem até ao próximo dia 15 de março, destinando-se a dois grupos com currículos e contextos de atuação distintos: Coro Avançado e Coro Litúrgico. O “Atelier Avançado – Jesu meine Freude e Motetes Penitenciais” realiza-se de 25 a 27 de março e terá como formador Jonathan Ayerst, enquanto o “Atelier de Música Litúrgica para a Semana Santa” tem lugar nos dias 16, 23 e 31 de março, sendo dinamizado por Margarida Silva Mendes.
Com parceria da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria, esta atividade dirige-se tanto a estudantes do ensino superior e músicos profissionais, como à população local, permitindo que os participantes do Atelier Litúrgico assistam aos trabalhos do Atelier Avançado e vice-versa.
Este projeto renova assim na região, tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra para a Semana Santa, especificamente no Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Cós, Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição e este ano, igualmente, na Igreja Matriz da Vestiaria.
A segunda edição do Cistermúsica Sacra , que tem direção artística de Pedro Teixeira e de Tiago Morin, conjugará  as iniciativas de formação coral com concertos e apresentações públicas que serão reveladas a curto prazo. ■