As conversas sobre livros que acontecem mensalmente, aos sábados, na Biblioteca Municipal estão de regresso e há inscrições abertas
Vai ser retomado, no sábado, 30 de outubro, pelas 15h00, o Clube de Leitura das Caldas da Rainha, ligado à Biblioteca Municipal, com Marta Ambrósio e Elisa Santos, que têm canais do Youtube onde falam e dão as suas opiniões sobre livros.
As caldenses fazem inclusivamente blurbs (mini-opiniões sobre obras que, depois, são editadas pelas editoras quando lançam as obras). Este interesse comum acabou por unir as duas autoras “e logo surgiu a ideia de formar o Clube de Leitura”, contou Marta Ambrósio, explicando que pediram apoio à Biblioteca Municipal para acolher as sessões mensais do grupo.
Organizadoras da iniciativa pretendem trazer autores ao espaço
“No início não queríamos ter apenas um livro para debater. Decidimos avançar com alguns temas para debate”, disse a organizadora, acrescentando que era numa das salas da biblioteca e ao sabor de chá e biscoitos que se falava de literatura. Pedia-se aos participantes para levar o livro que estivessem a ler e uma outra obra sobre o tema em discussão mas os participantes acabavam por trazer mais alguns, para recomendar aos restantes elementos do grupo. Com a pandemia, o Clube ainda conseguiu realizar algumas leituras conjuntas online, o que implicou a escolha de um livro para debate sem, contudo, terem passado das cinco ou seis pessoas a participar.
Marta Ambrósio e Elisa Santos, que são educadora de infância e funcionária do Montepio, respetivamente, são leitoras vorazes e não lhes faltam ideias para dinamizar o Clube que tem as inscrições abertas. “Basta aparecer”, disse Marta Ambrósio, que quer organizar sessões com autores. ■