“Comemoração” de Sílvia Jácome
A proposta artística de Sílvia Jácome para a comemoração do Centenário deste semanário designa-se “Comemoração” e é uma jarra, feita de porcelana onde a autora usou as técnicas de modelação, enchimento, lastra e esgrafitado para a realizar.
À Gazeta das Caldas, a artista partilhou que foi com orgulho que quis fazer parte desta iniciativa em que se celebram s 100 anos deste jornal. Fê-lo recorrendo ao uso de uma forma “que faz lembrar o passado e que reflete nas linhas desenhadas os acontecimentos, as histórias que a Gazeta nos tem contado ao longo destes anos”.
A decoração com delicadas flores representam a própria identidade e a assinatura desta artista que escolheu o Oeste, mais especificamente Salir de Matos, para viver e trabalhar.
“De certa forma, elas são como as notícias, quando surgem são surpresa e novidade e com o tempo são substituídas por outras”, revelou a autora que nasceu em França e que viveu em Tomar.
Sílvia Jácome nasceu em 1973 em França mas veio viver para Tomar, a cidade dos seus pais.
A cerâmica entrou na sua vida quando frequentou o curso Design e Tecnologias para a Cerâmica na ESAD em 1994, tendo sido posteriormente designer de cerâmica na indústria. No entanto a vontade de fazer peças diferentes, que expressassem a sua voz, fez com que acabasse por criar o seu próprio projeto na cerâmica. Ao longo do seu percurso profissional frequentou vários cursos e formações no Cencal. Participou em feiras, mercados de artesanato, design e cerâmica em várias cidades do país e nos Países Baixos.
Em 2024, Sílvia Jácome realizou a sua primeira exposição individual na cidade onde reside e trabalha, nas Caldas. Nesse ano foi-lhe atribuído o prémio da Melhor Peça de Artesanato com ligação à Identidade e Património da Covilhã.
A autora – que será uma das participantes da Mestra, a mostra de cerâmica que acontecerá no Parque entre os dias 20 e 22 de junho – costuma desenvolver projetos de cerâmica nas escolas do concelho das Caldas e, este ano, na EB de Salir de Matos trabalhou com alunos de sete turmas. Já fez outras oficinas cerâmicas noutras escolas como a EB de Santo Onofre.
A artista, que é uma habitué de eventos como o Bazar à Noite – está ainda a preparar uma exposição individual que será apresentada em Tomar no próximo mês de julho.
“Comemoração”, a jarra que celebra o centenário da Gazeta de Sílvia Jácome – que está a pensar em mudar os tons da própria peça – pode ser adquirida na loja do jornal (R. Rual Proença 56-C ou também on-line. Custa 100 euros e será feita uma série de apenas uma dezena de obras. ■