Começam hoje as comemorações da Semana Santa em Óbidos

0
1109
São milhares de pessoas que aderem à Semana Santa de Óbidos (Foto de Arquivo) | JLAS

Hoje, dia 23, pelas 21h00, têm início as celebrações da Semana Santa em Óbidos, com uma palestra sobre o tema “Espiritualidade da Semana Santa”, na Igreja de S. Pedro, com o padre Jorge Ferreira. Amanhã, sábado, o Santuário do Senhor Jesus da Pedra recebe o concerto “As Palmeiras” (17h00), integrado na 12ª edição do Festival VoxLaci de Música Sacra RAMOS. Pelas 21h30, realiza-se a Procissão da Mudança das Imagens até à Igreja da Misericórdia.

A fechar o fim-de-semana, dia 25, Domingo de Ramos, num ambiente de oliveira, alecrim e rosmaninho, são várias as missas e procissões que inserem o programa: Bênção e Procissão dos Ramos (saída do Museu Paroquial de Óbidos, às 15h00), Missa de Ramos na Paixão do Senhor (Igreja de Sta. Maria, às 15H30) e Procissão dos Passos (saída da Igreja de Sta. Maria, às 17h00).  Este último cortejo tem mais de 400 anos e é aberto por uma figura tradicional, o “Gafaú”, que caminha descalça, com a cabeça envolta por um pano, transportando um instrumento musical conhecido por “serpentão”. Esta personagem representa o carrasco, que caminha à frente da procissão e anuncia à população que se aproxima o condenado.
A Semana Santa de Óbidos é organizada pela Unidade Interparoquial do Concelho de Óbidos e Santa Casa da Misericórdia, com o apoio da Câmara e da Óbidos Criativa. Decorre até 1 de Abril e é uma das cerimónias religiosas e culturais que atrai mais visitantes à vila, coincidindo com o ponto alto do seu calendário litúrgico e cultural. Os concertos são das iniciativas que mais enriquecem o programa e têm entrada livre: terça-feira, o Grupo Coral Alma Nova e a Sinfonietta D’Óbidos apresentam “Christus factus est” (Igreja de Sta. Maria, 21h00), e no dia 28, há recital com a soprano Rita Marques e o pianista Tiago Mileu, que interpretarão obras de Mozart, Bach e José Joaquim dos Santos (Igreja da Misericórdia, 21h00).
Quinta-feira, dia 29, celebra-se a missa Vespertina da Ceia do Senhor na Igreja de S. Pedro (21h30), enquanto na sexta-feira Santa, o ponto alto é a Procissão do Enterro do Senhor à luz de archotes desde a Igreja da Misericórdia (21h30). Também neste dia, às 10h000, há um ofício de leituras e laudes na Igreja de S. Pedro, onde será igualmente celebrada a Paixão do Senhor (15h00). No sábado, dia 31 de Março, na mesma igreja, realiza-se uma Vigília Pascal a partir das 22h00.
As comemorações da Semana Santa terminam no domingo de Páscoa, 1 de Abril, com a Missa da Ressurreição no Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Todas as cerimónias religiosas serão acompanhadas pelo Grupo Coral e Instrumental Alma Nova, pela banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e pela Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense.
Será ainda inaugurada, no dia 3 de Maio, a exposição “Do Povo ao Rei”, no Museu Paroquial de Óbidos.

… E EM SÃO MARTINHO DO PORTO

Em São Martinho do Porto, as cerimónias da Semana Santa já começaram a semana passada. Têm continuação até dia 1 de Abril, com o seguinte programa: no próximo domingo, dia 25 de Março, realiza-se a bênção dos ramos na Capela de Nª Sra. do Livramento, seguida da Procissão dos Passos do Senhor para a Igreja Paroquial (12h00). Na quinta-feira, dia 29, há missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés (21h30).
Já o tríduo pascal tem início na sexta-feira Santa com a celebração da Paixão do Senhor (15h00), o Auto do Descimento da Cruz e a Procissão do Enterro (21h00), prosseguindo no dia 31 com a Vigília Pascal (21h00), até domingo de Páscoa, dia 1 de Abril, com a missa da Ressurreição do Senhor (12h00).
A Semana Santa de S. Martinho do Porto é uma organização conjunta da Câmara de Alcobaça e a Paróquia de São Martinho do Porto. Conta ainda com o apoio da Casa da Cultura José Bento da Silva, Fundação Manuel Francisco Clérigo, Confraria do Santíssimo Sacramento, Bombeiros Voluntários e GNR de S. Martinho do Porto.