A Banda Comércio e Indústria (BCI), em co-produção com o CCC, realiza no próximo dia 5 de janeiro, pelas 16h00, o concerto de Ano Novo e terá como convidado especial, o pianista galedo Abe Rabade.
É já uma tradição pois a BCI realiza os concertos de Ano Novo da cidade desde 2013. Ao longo destes anos, a banda filarmónica local tem preparado um repertório mais “erudito”, tendo já convidado os coros da cidade e vários solistas de vários instrumentos, sempre com o objetivo de inovar e surpreender o público desta região .
Estes concertos têm-se tornado num desafio artístico e de dignificação da Banda na sua cidade, com bastante procura e sempre com o grande auditório esgotado ano após ano.
Neste ano de 2025, comemoram-se os 150 anos do nascimento de Ravel, logo “não poderá faltar o seu Bolero no programa”, informa nota sobre esta atuação que irá dar as boas-vindas ao novo ano na sala de espetáculos caldense..
É apanágio da BCI convidar solistas de alto nível artístico é uma forma de fazer elevar a qualidade e variedade dos programas. Segundo a mesma nota, o tema “Rhapsody in Blue” de George Gershwin também completou 100 anos da estreia e como tal será um tema que também marcará presença no alinhamento deste concerto que aindacontará com o pianista galego, Abe Rabade para tocar com a BCI.
Abe Rabade, pianista e compositor – nascido em Santiago de Compostela – conta com quinze discos como líder, estreou duas composições sinfónicas e outras três obras poético-musicais. É autor de 200 composições em estilos como jazz, clássico, experimental e músicas de raiz popular.
Este música – que é também um pedagogo – atua com várias figuras de prestígio internacional em concertos e festivais musicais de todo o mundo. Abe Rabade é uma figura de destaque no que diz respeito ao Jazz ibérico. ■