Concertos corais de Natal nas igrejas da cidade

0
206
O Coral das Caldas num dos momentos de atuação na Igreja de N. Sra. da Conceição
- publicidade -

Coral das Caldas atuou na Igreja de N. Sra. da Conceição. Voltará a cantar no concerto de Reis

A Igreja de N. Sra. da Conceição recebeu no sábado, 21 de dezembro, o concerto de Natal do Coral das Caldas. Ouviram-se temas mais eruditos, outros mais populares em português, catalão, e alguns ainda em latim e outros em hebraico. Apenas dois temas não foram específicos do reportório natalício.
Foi entoado “Anda duermente, niño”, um tema de embalar, em mirandês, harmonizado por Lopes-Graça. Também se cantou “Da pacem, Domine”, uma canção sobre a Paz e que data do século XVI. O coro ainda entoou uma canção israelita, Shir LaShalom, também pela Paz, que data do final dos aos 60 do século passado e cuja versão portuguesa foi feita pelo maestro Joaquim António Silva e por João Alves, do Coral caldense.
“O Natal tem sempre esta vertente do apelo à Paz”, disse Joaquim António Silva, o maestro que lidera este projeto coral há vários anos.
Este ano, além das tradicionais atuações em datas simbólicas no 25 de Abril e nos Reis, o Coral das Caldas ainda organizou o 17º encontro, que juntou quatro coros no CCC.
Com a pandemia, o Coral das Caldas perdeu alguns elementos que já não regressaram ao grupo. “Ultimamente tem entrado gente nova”, disse o responsável, satisfeito por o grupo coral se poder renovar com “sangue novo”.
As inscrições para integrar este grupo estão sempre abertas e os ensaios acontecem uma vez por semana, às terças-feiras, nas instalações onde funciona a Universidade Sénior, na Praça da Universidade, próximo do edifício da Biblioteca Municipal das Caldas.
O grupo coral caldense já está a preparar a sua participação no Concerto dos Reis que está previsto para se realizar a 11 de janeiro, como vem sendo habitual, no Museu de José Malhoa.
A música coral esteve em destaque neste fim de semana pré-natalício pois, no final da tarde de sábado, dia 21 de dezembro, a Igreja de N. Sra. do Pópulo também recebeu a atuação do Ensemble São Tomás de Aquino, numa iniciativa da Câmara e do CCC.
O grupo também trouxe música da natividade, recolhida etnograficamente e recriada por compositores portugueses. O Ensemble São Tomás de Aquino – que inclui coro e órgão – propôs um diálogo com cantos tradicionais de outros espaços geográficos europeus para assim celebrar em vários tons o Natal ocidental.
O Ensemble São Tomás de Aquino foi dirigido por João Andrade Nunes e contou com André Ferreira (orgão). ■

- publicidade -