Concertos, espetáculos, oficinas, visitas guiadas e extensão de horário são algumas das propostas dos museus caldenses
Natacha Narciso
O Dia Internacional dos Museus será assinalado a 17 de maio, pelas 18h00 com a visita guiada ao Museu Malhoa por Raquel Henriques da Silva, professora catedrática Jubilada do Departamento de História da Arte da Nova, que fará um percurso pelo museu com o mote em “José Malhoa e o seu legado enquanto mestre e educador”. A visita que será guiada por esta especialista convidada é gratuita e não requer inscrição prévia.
No sábado, dia 18 de maio, pelas 18h00, Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus, “Gerardo Rodrigues Piano Solo Tour ‘24” marcará o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus.
A 18 de maio, o Museu da Cerâmica e o Museu José Malhoa contam com entradas gratuitas para todos os visitantes – inclusivamente para aquelas pessoas que vieram assistir ao concerto do pianista Gerardo Rodrigues.
Ambos os museus terão horários alargados até às 20h00, sendo que, no Museu da Cerâmica, será realizada uma visita especial à coleção de longa duração, mediada pela equipa da instituição.
No Centro de Artes também vão decorrer várias iniciativas para assinalar o Dia Internacional dos Museus. No dia 17 de maio, pelas 10h30, decorrerá nos jardins do Centro de Artes, o espetáculo “O Mistério da Pedra Encantada” que será representado pela Companhia de Marionetas “Era uma vez” que se dirige, por marcação, ao público escolar.
No Museu Leopoldo de Almeida,realiza-se no sábado,18 de maio, às 17h00, um concerto de
Ensembles Anso Metropolitana no Museu Leopoldo de Almeida. Também decorrerá no domingo, 19 de maio, uma iniciativa de homenagem ao fotógrafo Edgar Libório, com vários DJ’s, designada “Memo Libas” que decorrerá entre as 15h00 e as 20h00, no Jardim do Centro de Artes.
O Dia Internacional dos Museus realiza-se em simultâneo com o Bom dia Cerâmica. As entradas para as iniciativas das duas celebrações são livres. ■