Congresso Internacional de Cerâmica em setembro

0
632
- publicidade -

Entre os dias 16 a 20 de setembro, Caldas e Alcobaça vão acolher o 51º Congresso Internacional da Cerâmica, que este ano se vai realizar numa organização conjunta dos dois municípios, da AIC – Associação Internacional da Cerâmica e APTCVC – Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas.
Organizado por dois concelhos onde há uma rica e longa tradição cerâmica, o tema central do Congresso será “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: Da Antiguidade à Contemporaneidade”. Segundo o próprio site desta iniciativa, será destacada a história da região na cerâmica e a sua relevância contínua na sociedade atual. A iniciativa, que é um dos maiores eventos do setor, vai atrair a esta região ceramistas, designers, colecionadores, galeristas, conservadores, restauradores, curadores de todo o mundo, assim como um painel de instituições provenientes de vários países.
Do programa fará parte um ciclo de conferências, visitas a espaços cerâmicos locais, como o Museu da Cerâmica, a antiga fábrica Bordalo Pinheiro e o Jardim das Quatro Estações nas Caldas da Rainha, bem como o Mosteiro de Santa Maria e o Museu Raúl da Bernarda em Alcobaça.
Está ainda prevista uma viagem de um dia a Lisboa assim como uma cerimónia de abertura, incluindo gala de boas-vindas aos novos associados, a noite da UNESCO e uma festa de despedida.
Estão a ser programadas visitas Pré e Pós-Congresso a cidades cerâmicas do Sul e Norte de Portugal. O CCC irá acolher uma exposição nacional de cerâmica ao passo que o Armazém das Artes de Alcobaça receberá uma mostra internacional.
Para mais informações consultar alcobaca-caldas2024.aic-iac.org/ ou as as redes sociais:www.instagram.com/p/C5f_Fy7sn3P/ ou Facebook: www.facebook.com/IACGENEVA/■

- publicidade -