Conselho da Cidade promove iniciativa inspirada na vida e obra de José Malhoa

0
787
- publicidade -

O Conselho da Cidade convidou várias entidades para desenvolverem um projecto inspirado na vida e obra do pintor José Malhoa (1855-1933). Escolas, lares, ceramistas, escultores, actores e designers vão apresentar em Novembro quadros vivos, teatralizações e exposições de obras inspirados no universo do pintor caldense. As apresentações vão decorrer nos dias 11, 16 e 23 de Novembro no Museu, no Parque e noutros locais da cidade.

 

 

- publicidade -

“Gostamos de desassossegar o concelho em volta de um tema local”, disseram Ana Leal e Amélia Sá Nogueira, dirigentes do Conselho da Cidade. O escolhido foi José Malhoa e a partir de domingo, 11 de Novembro, pelas 11h00, vão realizar-se eventos em torno do pintor naturalista caldense.
A primeira iniciativa está relacionada com a época festiva, o S. Martinho. Nos claustros do museu será dada vida ao famoso quadro “Os Bêbados ou Festejando o S. Martinho”. A pintura vai “ganhar vida” com os seus objectos, como a mesa e as peças de cerâmica, a serem recriados com a ajuda do ceramista Jorge Lindinho e do carpinteiro João Ricardo. A teatralização vai estar a cargo de alunos da ETEO.

“Convidámos diferentes públicos, normalmente mais arredados do mundo das artes para participar e intervir na cidade e no museu”, disse a presidente do Conselho da Cidade, Ana Leal, explicando que vão participar alunos de várias escolas, do Centro de Educação Especial, reclusos do Estabelecimento Prisional e seniores que estão em lares. Irá, por exemplo, participar uma turma de Português para Estrangeiros da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que tem estudantes de 11 países diferentes. Cada um vai fazer um texto sobre um quadro de Malhoa nas suas línguas de origem.
“O nosso papel é ajudar a estabelecer as ligações entre as várias entidades”, disse a presidente explicando que estudantes da ESAD estão a desenvolver um trabalho com alunos da Infancoop.
E não são apenas as entidades da cidade que estão a colaborar. Há escolas e IPSS’S das freguesias que também têm propostas para as Caldas de Malhoa e que se vão juntar às de ceramistas, designers e actores que estão a colaborar com peças originais em cerâmica, esculturas, serigrafias e painéis de azulejo.
Está a ser feita, por exemplo, uma escultura em arame que reproduz a escultura de José Malhoa (da autoria de Leopoldo de Almeida) e que se encontra próxima da entrada do museu do artista. Há também alunos que estão a reproduzir em azulejo personagens que constam nas obras do pintor caldense e que visam dar a conhecer as antigas profissões como a do aguadeiro, latoeiro e lavadeira. “Acaba por ser também uma forma pedagógica de dar a conhecer antigas ocupações que já desapareceram”, contou Amélia Sá Nogueira, também da direcção do Conselho da Cidade. Segundo a responsável já estão a surgir mais ideias para futuros eventos.
“A grande riqueza são as pessoas e se o poder local não as souber acarinhar, eles fogem para os concelhos vizinhos ou para outras localidades”, disse Ana Leal, salientando que há um grande entusiasmo em volta dos projectos que estão a ser concretizados inspirados em José Malhoa.
Além das várias escolas caldenses vão participar também a Liga dos Amigos do Museu, o Estabelecimento Prisional, o Centro Comercial La Vie, o Centro de Apoio Social da freguesia de S. Gregório, as Residências Assistidas e Lar – Montepio Rainha Dona Leonor, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, ceramistas, escultores, designers, artistas e investigadores. São também parceiros o Ateliê “Beco de Obra”, o ateliê de escultura Renato Franco, a Foto Franco, o Café Smash e o centro comercial La Vie.

Gazeta das Caldas
Ana Leal e Amélia Sá Nogueira são as mentoras deste evento | N.N.

Dia 11 de Novembro
– Celebração do dia de S. Martinho
– Local – Museu José Malhoa (claustros)
– Hora – 11h00

Dia 16 de Novembro
– Inauguração da exposição; teatralização do quadro “O Fado” e outras apresentações artísticas
– Local – Museu José Malhoa – Parque – Centro da Cidade – Centro Comercial La Vie
– Hora – 17h00

Dia 23 de Novembro
– Actividades – Oficina “Museu Malhoa – Museu à vista # não tocar”
– Local – Museu José Malhoa
– Hora – Manhã

 

 

- publicidade -