Convidados partilharam leituras no aniversário na Biblioteca Municipal

0
916
Gazeta das Caldas - Biblioteca
Os convidados participaram na sessão comemorativa, dando a conhecer os seus livros favoritos
- publicidade -

A Biblioteca Municipal das Caldas assinalou o seu 21º aniversário com vários convidados a partilhar de leituras de vários convidados e com uma sessão de teatro de marionetas. Ao todo mais de 100 pessoas deslocaram-se àquele espaço no dia 6 de Dezembro para celebrar o trabalho de estímulo à leitura que ali se faz.
O autarca Jorge Varela falou do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, ao passo que a investigadora Joana Beato Ribeiro salientou Continuação: Crónicas dos anos 50/60, de João Bonifácio Serra. As jornalistas Fátima Ferreira (Gazeta das Caldas) e Marlene Sousa (Jornal das Caldas) deram a conhecer, respectivamente, o Memorial do Convento, de José Saramago, e Ana Karenina de Tolstoi. Por seu lado, as alunas da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Josefine Winkler e Regina Monteiro salientaram A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak, e a As Intermitências da Morte, de José Saramago. Partilharam ainda histórias pessoais de como professores lhes incutiram o gosto pela leitura, ou de como há livros que marcam gerações.
À sessão assistiram alunos da Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e da Universidade Sénior que ouviram os convidados a contextualizar as obras e os autores que estão no top dos seus preferidos. “Valeu a pena pois os convidados deixaram, em quem assistiu, a vontade de ler ou reler aqueles livros”, comentou a bibliotecária Aida Reis.
De manhã foi representada a peça de teatro “O mistério dos livros desaparecidos” pelo grupo S.A. Marionetas, que contou com texto e encenação de José Gil. Oitenta crianças assistiram à história onde se conta a história de um problema que surgiu no reino do Joãozinho onde um dia desapareceram todos os livros e letras do reino.

- publicidade -