Crónicas de Bem Fazer e de Mal Dizer – LVII

0
704
Gazeta das Caldas
- publicidade -

velhas pedras

“O volume que hoje se publica sobre a história da Rainha D. Leonor e da fundação do Hospital das Caldas é parte duma obra notável inédita, cujo manuscrito, ocupando 1132 páginas «in folio», está guardado no cofre do Hospital das Caldas da Rainha. Essa obra que trata de inúmeros assuntos referentes à história das Caldas, foi escrito por um provedor ilustre do Balneário da Rainha D. Leonor, Frei Jorge de São Paulo.”

É com estas palavras explicativas que o Dr. Fernando Correia inicia esta “História da Rainha D. Leonor e da Fundação do Hospital das Caldas”, escrito em 1656, dado à estampa em 1928, livro composto e impresso na Tipografia da Empresa Nacional de Publicidade, com sede na Rua do Diário de Notícias, nr.º 78, em Lisboa. Como era usual à época, “deste livro fez-se uma tiragem especial de 100 exemplares em papel vergé, numerados e rubricados pelo editor.”

Quem era este Frei Jorge de S. Paulo, que nos legou tão importante obra?

- publicidade -

“Frei Jorge de S. Paulo foi provedor do Hospital das Caldas nos anos de 1853, 1654, 1656 e depois nos anos 1662, 1663 e 1664, tendo falecido no exercício das suas funções em 21 de Maio de 1664”, e continuando a ler as palavras do prefaciador, “a sua obra sobre o Hospital das Caldas é interessantíssima, descrevendo a história da Rainha D. Leonor, a história da fundação e descrição detalhada do que era o primitivo balneário, os costumes das Caldas nos meados do século XVII, virtudes das águas, doenças que com elas se tratavam, curas notáveis, lista dos empregados do Hospital e seus ordenados e atribuições, modos de usar as águas, história da administração pelos Cónegos de S. João Evangelista, bens rendas, heranças, receita e despesa, questões, demandas judiciais, antiguidades, curiosidade várias, etc…”

Esta obra contem várias imagens, que pelo seu interesse, reproduzimos.

Uma curiosidade: o produto da venda deste livro tem como destino “aumentar a subscrição para o monumento que vai erguer-se à memória da Rainha D. Leonor.

Gazeta das Caldas
Padrão existente na povoação de Tornada e que segundo a tradição comemora a passagem por ali da Rainha D. Leonor
Gazeta das Caldas
Ruínas da arcada do primitivo Hospital das Caldas
Gazeta das Caldas
Restos do primitivo Hospital da Rainha D. Leonor (recentemente demolidos)

Isabel Castanheira

- publicidade -