UM PALCO PARA UMA RAINHA
A sua capa não tem um aspecto muito simpático: mas tal deve-se ao facto de ser um livro já com oitenta e cinco anos. Tem marcas de humidade, que deixaram a sua capa toda pintalgada. O ideal é possuir os livros em impecável estado, tanto no seu miolo como às capas; não sendo tal possível, antes tê-los com mazelas do que não os ter; são todos considerados com igual interesse, e porque não dizê-lo? Com igual carinho.
“Leonor de Lencastre – Tragédia duma grande alma”, da autoria do Dr. Fernando Correia [1893-1966], médico e grande estudioso das Caldas da Rainha, nas suas mais variadas vertentes, publicou este livro em 1932, tendo sido editado pela “Empresa Nacional de Publicidade”, e impresso nas suas oficinas.
Em extratexto é-nos oferecido a Rainha D. Leonor de Lencastre por António de Holanda reprodução do “retrato existente em New York e comunicado pelo sr. Prof. Reinaldo dos Santos”.
Na página seguinte em que o autor dedica o livro à sua mulher, o ex libris do autor, que tem a particularidade de reproduzir o famoso e bem amado pelicano no ninho, com cinco filhotes.