Crónicas de Bem Fazer e de Mal Dizer – XXXIII

0
746
Gazeta das Caldas
Isabel Castanheira

UM PAPAGAIO NO POLEIRO

Gazeta das Caldas
O Papagaio – Publicação Humorística – 1888/89

Nos anos de 1888 e 1889, no Porto, foi publicado um jornal humorístico com o título de “O Papagaio, Publicação Humorística”: o seu 1.º número data de Novembro de 1888, e o último de Junho de 1889.

De existência efémera, redigido por Manuel Osório e ilustrado por Félix Maciel, sendo seu editor Eduardo Pinto de Almeida situado na Rua da Palma, nr.º 45, no Porto.

Com a particularidade de ter uma paginação sequencial abrangendo todos os números publicados, o volume deste papagaio tem 132 páginas, sendo estas preenchidas por texto e ilustrações. A folha de rosto é impressa a cor de tijola e a capa de cartão, impressa a verde; o restante é impresso a negro.

Apesar de ter como subtítulo a designação “Publicação Humorística”, esta obra fica um pouco a desejar quanto ao humor; é sim um jornal de relatos pessoais e de alguma crítica social, e só com muito boa vontade é que, de quando em quando, o leitor se permite esboçar um sorriso, na maior parte das vezes com uns laivos amarelos.

Na primeira página do número 5, datado de Janeiro de 1889, é-nos apresentado um Rafael Bordalo Pinheiro, de semblante sério, entregue aos seus pensamentos.

O texto que acompanha esta ilustração é bem a expressão da admiração do autor relativamente ao Mestre. Diz: “Dispensamo-nos de dizer muito deste notável caricaturista que representa um glorioso papel no mundo artístico português. Podíamos dizer muito. Mas não queremos ser taxados de pleonástico.”