Curta experimental de aluna da ESAD distinguida nos Prémios Sophia

0
309

O filme  “Semear, ouvir, fluir” de Irina Oliveira,  aluna da ESAD venceu os Prémios Sophia Estudante 2021, na categoria de Melhor Curta-Metragem Experimental.

Os vencedores da 7ª edição dos Prémios Sophia Estudante foram anunciados na sexta-feira pela Academia Portuguesa de Cinema, numa sessão online. Das 26 curtas-metragens nomeadas foram selecionados os três primeiros classificados de cada categoria para disputarem o grande Prémio Sophia Estudante que será entregue na cerimónia dos Prémios Sophia 2021. O vencedor receberá ainda um prémio monetário de cinco mil euros patrocinado pela NOS, de forma a incentivar a produção do seu projeto seguinte.

Estiveram em concurso 83 curtas-metragens de 20 escolas de todo o país, “o que demonstra que os jovens continuam mobilizados para a cultura e particularmente, para o cinema português. Todo o esforço que desenvolvemos este ano para conseguir levar este projeto a bom porto foi compensado pela forte adesão e, principalmente, pelo entusiasmo demonstrado pelos alunos das diferentes escolas”, afirmou Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, no seu discurso de abertura da cerimónia.

A 7ª edição dos Sophia Estudante decorreu pela primeira vez em formato virtual e foi acompanhada por alunos e professores das escolas de cinema de todo o país.