Debates e concertos assinalam Jornadas Europeias do Património

0
440

Hoje, 26 de Setembro, vão iniciar-se no Museu de Cerâmica, as Jornadas Europeias do Património. O programa inclui um debate sobre “A indústria cerâmica em Portugal”, às 16h00 e que vai contar com a intervenção de José Luís Almeida Silva (do Cencal) e ainda do arquitecto Manuel da Bernarda, industrial ligado a empresas de cerâmica de Alcobaça.
Estão igualmente previstas visitas guiadas, oficinas de expressão plástica e ainda um concerto. Este último, onde actuarão alunos da Academia de Música de Alcobaça, está previsto para sábado, 27 de Setembro, pelas 21h30. A exposição do Cencal está patente no Museu da Cerâmica e pode ser apreciada até finais de Outubro.
No sábado, 27 de Setembro, no Museu de José Malhoa, realiza-se uma conferência subordinada ao tema “Produção contemporânea de desenho”, que será proferida por Samuel Rama, docente da ESAD.
O Museu do Hospital e das Caldas vai realizar na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no sábado, dia 27 de Setembro, pelas 21h30, um concerto de Música Ibérica do século XVI pelo grupo Jogralesca. A entrada é livre.
Durante o dia 27, sábado, vão decorrer várias visitas guiadas no Museu do Hospital e das Caldas.
Jornadas do Património apelam à descoberta

Em Peniche serão dinamizadas actividades para toda a família, como caças ao tesouro, peddy-papers e visitas orientadas.
Amanhã, 27 de Setembro, pelas 10h00, terá início uma caça ao tesouro, para crianças dos oito aos 12 anos, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB).
As actividades são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia através de ciab@cm-peniche.pt, ou do tel. 262758 644.
No dia 28 de Setembro, pelas 10h30, será feita uma visita guiada à Fortaleza e Museu Municipal de Peniche. Da parte da tarde, pelas 15h30, será dinamizado um peddy-paper pela Fortaleza de Peniche, Museu Municipal e Núcleo Histórico de Peniche de Baixo. As inscrições podem ser feitas através dos contactos museu@cm-peniche.pt ou tel. 262780116.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.

F.F./N.N.