Deputados caldenses dinamizam actividades na Assembleia da República

0
552
- publicidade -

1-Autores“Do artesão à indústria” assim se intitula a exposição de cerâmica caldense que abriu na Assembleia da República. A iniciativa partiu do deputado Manuel Isaac, do CDS/PP, e permitiu aos autores e às três unidades industriais de cerâmica caldense dar a conhecer o que de melhor se faz nas Caldas em cerâmica contemporânea.
Manuel Isaac disse à Gazeta das Caldas que já estava a preparar esta iniciativa desde o ano passado e achou que a época natalícia seria a mais adequada para dar a conhecer a cerâmica das Caldas. A participar estão Carlos Enxuto, Bolota, Cláudia Canas, Fernando Miguel, Milena Miguel e Ana Sobral, bem como a Braz Gil Studio, Bordallo Pinheiro e Molde.
Na inauguração marcaram presença a vice-presidente da Assembleia da Republica, Teresa Caeiro, a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais, a deputada Maria da Conceição Pereira, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira e os vereadores Hugo Oliveira (PSD) e Rui Correia (PS).
Manuel Isaac diz que a exposição tem atraído muita gente e que passam pelo Parlamento 2000 pessoas por dia, entre portugueses e estrangeiros”. Contou também que os autores estão contentes por poder dar a conhecer o seu trabalho.
O ceramista Fernando Miguel trabalhou ao vivo na Assembleia tendo criado uma peça de homenagem ao cante alentejano, considerado recentemente Património da Humanidade.
Em relação à exposição de cerâmica, Manuel Isaac lamentou que o Cencal não tenha aceite o convite para participar nesta mostra que o CDS/PP organizou na Assembleia da República.
O deputado aproveitou para dar a conhecer que, a seu convite, há várias escolas da cidade e do distrito que estão a fazer visitas ao Parlamento. Esta semana estavam previstas visitas da ETEO e do Colégio Rainha D. Leonor.
No próximo ano, o deputado quer dar a conhecer na Assembleia da República, os sabores da gastronomia local.

CEERDL e Cerci Peniche em destaque

O passado dia 3 DezemFotostresJovensCEERDLbro foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para assinalar a data, a deputada Maria da Conceição Pereira convidou o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) e a Cerci Peniche a partilhar o seu trabalho e projectos no Parlamento.
Três jovens do CEERLD apresentaram a coreografia Caixinha de Música, enquanto que um utente da CerciPeniche leu uma mensagem sobre a temática do dia.
De acordo com Maria da Conceição, o jovem deixou vários alertas relativamente à educação, trabalho, integração e lazer, e pediu aos deputados para estarem atentos às necessidades que as pessoas com deficiência sentem nessas áreas.
A escolha da deputada prendeu-se com o facto de “convidar duas instituições do distrito que são reconhecidas com um trabalho feito no terreno”, disse, acrescentando que o encontro juntou 10 jovens, responsáveis e técnicos.
A Comissão de Segurança Social e do Trabalho é presidida pelo deputado do PSD, José Canavarro, e conta também com a participação da deputada caldense, que tem sob sua alçada a área da deficiência.
Maria da Conceição Pereira foi também indicada pela Assembleia da República para representar a deficiência na equipa que vai monitorizando a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
N.N./ F.F.

- publicidade -