Dia do Pai e da Música celebrados com a Metropolitana de Lisboa no CCC

0
1262
Notícias das Caldas
O maestro Pedro Amaral, director artístico da Metropolitana de Lisboa | D.R.

Um dia (em) cheio de música. É esta a proposta da Orquestra Metropolitana de Lisboa, que estará em peso no CCC, no dia 19 de Março (domingo), para assinalar o Dia da Música. Esta data coincide com o Dia do Pai, pelo que o programa foi feito a pensar nas famílias.

“No Dia do Pai traz o teu pai a um concerto”. É desta forma que Pedro Amaral, director artístico da Metropolitana, faz o convite. “O que é normal é que seja um adulto a levar uma criança a conhecer algo novo. Aqui, pelo contrário, desafiamos o filho a propor ao pai uma experiência que talvez não esteja nos seus hábitos: assistir a um espectáculo de música clássica”, explica o maestro à Gazeta das Caldas.

O programa sugerido por Pedro Amaral inclui nove concertos, das 15h00 às 19h00, e um atelier pedagógico de saxofone, às 17h00. “Haverá música para todos – música como experiência familiar, lúdica ou puramente estética”, afirma o maestro, destacando os estilos mais urbanos e populares, o repertório de bandas militares e a música clássica “pura” com a participação de vários solistas.
Ao longo da tarde a música passará não só pelos auditórios, como pelo foyer, onde os concertos de 15 minutos são gratuitos. Os restantes custam entre cinco e 7,50 euros, havendo também um bilhete livre trânsito (adulto & criança) por 10 euros e packs especiais para duas pessoas (três concertos no grande auditório por 22,50 euros e dois no pequeno auditório por 10 euros).
Da Orquestra Metropolitana de Lisboa vêm músicos profissionais e jovens alunos das suas diversas formações – Orquestra de Sopros, Orquestra Juvenil, Ensemble de Saxofones, Orquestra Académica, Orquestra Clássica e Ensemble de Clarinetes – que em palco também serão acompanhados por instrumentistas do Conservatório de Caldas da Rainha e do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.
Sobre o convite feito a estas duas escolas locais, Pedro Amaral realça que é “muito importante juntar alunos de geografias várias, propor-lhes para actuarem juntos, pois isso reforça os laços com o público e com própria região”. Além disso, “não faria sentido uma instituição da capital deslocar-se em peso sem criar laços com a cidade que a acolhe”, acrescenta o maestro.
O facto deste evento reunir no mesmo espaço músicos de todas as idades poderá contribuir para que as crianças ganhem vontade em aprender um instrumento. É esta a opinião de Pedro Amaral, que realça que “quando os mais novos e adolescentes veêm outros semelhantes em palco a tocar ou mesmo a dirigir uma orquestra, compreendem que tudo é possível! Nesses momentos a música tem a capacidade de alterar o rumo de uma vida”.
O programa completo e detalhado do Dia da Música/Dia do Pai pode ser consultado no site do Centro Cultural e Congressos (ccc.com.pt/espetaculos/musica/1102-dia-da-musica). Para já fica a saber que no próximo domingo a música da Metropolitana andará um pouco por todos os cantos do CCC, num dia repleto de concertos, uns mais formais que outros, uns mais longos que outros, numa experiência que se espera imersiva e praticamente “non-stop”.