Docente da ESAD faz letras para livros e para posters de filmes

0
1274
Ricardo Santos leciona Tipografia na ESAD desde 2007

O designer Ricardo Santos especializou-se em tipografia em Espanha e em Inglaterra e leciona na ESAD. Como autor, vê os tipos de letras que criou a ser escolhidos para várias obras culturais

Ricardo Santos, 44 anos, leciona na ESAD desde 2007 e ensina Tipografia no curso de Design Gráfico e Multimédia.
Iniciou o percurso na Escola António Arroio, passou pelo IADE e, posteriormente, prosseguiu estudos académicos em Barcelona e em Inglaterra, especializando-se sempre na área tipográfica.
Começou a carreira como autodidata e sempre teve contacto com aquele que considera um dos melhores designers desta área, o caldense Mário Feliciano, que obteve reconhecimento nacional e internacional e que é criador do tipo de letra do passaporte português e também do jornal Expresso.
“Atualmente esta área é reconhecida mas demorou vários anos para se afirmar”, disse o professor da escola de artes das Caldas, que coordena ações de formação relacionadas com a tipografia noutras universidades como no IADE e na ESAD de Matosinhos.
Começou a trabalhar nas áreas do design gráfico e da ilustração em 1997, mas só a partir de 2004 é que começou a criar tipos de letra (e respetivas famílias), vendendo-as em sites internacionais.
As suas fontes são adquiridas para produtos culturais, desde livros até aos materiais gráficos de filmes, europeus e também norte-americanos. Tudo começou com o lançamento de “Somewhere”, da realizadora Sofia Coppola, de 2010, que escolheu uma família de letras de Ricardo Santos para os posters.

O tipo de letra do cartaz do filme de Sofia Coppola é deste docente
O livro de Isabel Castanheira com design de Miguel Macedo tem letras deste autor

“O próprio estúdio entrou em contacto comigo para me informar que iriam usar o meu tipo de letra”, contou o designer, satisfeito por ter sido contactado pela produção.
O facto de as suas famílias de letras terem sido incluídas num site onde diretores de arte de filmes reúnem informação, terá ajudado para que mais três filmes tenham escolhido caracteres do docente da ESAD. Para o autor, é “um orgulho” ver que as letras que cria no seu computador chegam posteriormente a materiais gráficos espalhados por todo o mundo.
O designer tem desenvolvido as suas famílias de letras, incluindo caracteres de hebreu, russo, árabe e tamil, o que lhe permite alcançar outros mercados. As fontes são igualmente escolhidas para livros como foi o caso da obra “Caldas de Bordalo”, de Isabel Castanheira, e que conta com design gráfico de Miguel Macedo, também docente na ESAD. Também se dedica ao design editorial e tem várias capas de obras publicadas pela D. Quixote, sobre História e Política.

“Mudei-me para as Caldas com a família.
Lisboa, antes da covid já expulsava mais gente do que atraía”

Ricardo Santos mudou-se com a sua família em dezembro passado para as Caldas, cansado da vida na capital “que já expulsa mais gente do que atrai”. O docente, que acompanha muitos dos seus estudantes, auxiliando-os a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, apreciou a mudança de ares, salientando a melhor qualidade de vida, a proximidade da ESAD e também do mar. Que talvez inspire uma nova fonte. ■