Educadora de infância caldense lançou livro

0
636

2alinaA caldense Alina Lopes Pires apresentou, a 18 de Abril, na Biblioteca Municipal, o seu livro de estreia, “Adorado Abominado”(Chiado Editora).
Há muito que a autora, de 52 anos, pensava em escrever uma obra pois ao longo de anos foi ouvindo e recolhendo episódios “engraçados, invulgares e alguns impensáveis” relacionados com a infância, disse à Gazeta das Caldas. Começou então a tomar nota destas estórias  com a ideia de um dia as contar aos seus netos.
Mas depois de reunidas várias ideias, Alina Pires chegou a um momento em que pensou que poderia partilhá-las com outras pessoas, além da família.
A autora é filha de professores do ensino básico e descobriu cedo a sua vocação e sensibilidade para o universo infantil.
E sobre o que trata este “Adorado Abominado”? “É uma história sobre traquinices de crianças e adolescentes criados em ambientes de pobreza extrema e deixados sozinhos à mercê dos perigos”, contou Alina Pires, que é educadora de infância. A sua profissão permite-lhe ter um papel de observadora atenta do mundo das crianças e ter  também “uma predisposição e sensibilidade para interpretar determinadas vivências que de outro modo passariam despercebidas”, conta.
A autora contou que a toda a história decorre nas Caldas da Rainha e arredores. “As suas paisagens foram inspiradoras, pela sua beleza natural e inconfundível, disse.
Alina Pires contou que escolheu como título “Adorado Abominado” pois a personagem principal da sua história tem um lado bom e por isso é idolatrado por uns mas para outros é considerado “temível, desprezível e assustador”.
A autora diz que vai continuar a dedicar-se à escrita e já está a recolher testemunhos para a sua próxima obra. Também gostava de editar um livro dentro da sua área académica.
“Adorado Abominado” encontra-se à venda em vários espaços tais como nas livrarias Fnac, Bertrand, Bulhosa, Note, El Corte Inglês e  Pão de Açúcar.