Escola Bordalo Pinheiro acolhe encontro de teatro nacional

0
342

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a escola Bordalo Pinheiro vai acolher grupos de teatro de escolas de todo o país

Nos dias 30 e 31 de maio, 1 e 2 de junho, a Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas, vai acolher o O XLIII Encontro Nacional de Teatro na Escola.
Durante os quatro dias do evento, o Encontro – que é uma iniciativa integrada no Plano Nacional das Artes – promoverá a interação de 142 alunos e professores de vários agrupamentos de escolas de todo o país, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Ao longo dos quatro dias estão previstas apresentações de várias peças, conferências e workshops que se vão realizar na Secundária Bordalo Pinheiro, no CCC, no Parque e também no Museu de José Malhoa.
A edição deste ano está inserida no projeto cultural da escola caldense e é organizada pela direção do Agrupamento, pela coordenação do Projeto Cultural de Escolas no âmbito do Plano Nacional das Artes, pela atriz Amábile Bezinelli, artista-residente do Agrupamento, assim como por outros docentes, encarregados de educação dos alunos que frequentam o clube de teatro e pela Associação de Estudantes e conta com o apoio de entidades locais da cidade. Este ano, vai participar na iniciativa os Agrupamentos de Escolas (AE) Eça de Queirós de Lisboa, de Vila Nova de Paiva, a Secundária de Serpa, a Secundária Maria Amália Vaz Carvalho de Lisboa, o AE de Moimenta da Beira, de Alvaiázere, de Ourique – Serpa, de Santo André de Santiago do Cacém e de Alcochete. Participam ainda a Escola Secundária Inês de Castro de Vila Nova de Gaia, o AE de Ansião, o AE Dr. Manuel Fernandes de Abrantes, o AE Gil Vicente de Lisboa, a Secundária da Boa Nova de Leça da Palmeira e ainda a Secundária Domingos Rebelo de Ponta Delgada, nos Açores.
A iniciativa de expressão teatral começou informalmente e a título extracurricular, impulsionada por um grupo de professores, mas foi-se estruturando em 1979/80 na Escola Secundária de Barcelinhos, sendo o objetivo destes Encontros o de proporcionar um momento de reflexão e de troca de experiências no que diz respeito à expressão dramática e também teatral, dentro das escolas portuguesas. ■