Escola Vocacional de Dança das Caldas lotou o CCC

0
1710
- publicidade -

O espectáculo de encerramento do ano lectivo da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha realizou-se no passado dia 16 de Junho e encheu por completo o grande auditório do CCC. Estiveram envolvidos 72 alunos do 1º ao 5º anos, 14 convidados e sete professores numa actuação cheia de ritmo, elegância e coordenação.
A apresentação do Curso Básico de Dança foi a primeira de um ciclo de espectáculos que a EVDCR propõe até dia 8 de Julho.

O “Baile dos Cadetes” é um dos bailados do coreógrafo David Lichine que mais interpretações tem tido desde a sua estreia, pelo Ballet Russe em 1940 (Sidney). Esta foi também a escolha da Escola Vocacional de Dança das Caldas para abrir a primeira parte do espectáculo no Centro Cultural e Congressos. A peça conta a história de uma festa num colégio feminino que recebe a visita dos cadetes da academia militar, encontro este que origina uma série de peripécias e episódios, paixões expectáveis entre os rapazes e as raparigas, mas também um romance inesperado entre os diretores das duas instituições (interpretados pelos professores Sofia Inácio e Marco Baiana). Já as personagens dos cadetes contaram com a participação especial dos alunos do 9º ano do ensino regular das escolas Secundária Raul Proença e Colégio Rainha D. Leonor.
Após várias coreografias de técnica clássica e um curto intervalo, o espectáculo prosseguiu com dança contemporânea e dança criativa, onde os alunos do 1º ao 5º anos (que antes haviam subido ao palco em conjunto) descalçaram as sabrinas de ballet e dançaram descalços as composições coreográficas “Labirintar”, “Check-In”, “Egoland”, “Maleável” e “16”, respectivamente.
Na última apresentação, fez-se uma homenagem aos bailarinos finalistas através de um vídeo onde os alunos se descreveram uns aos outros, numa montagem que também incluiu fotografias dos aprendizes ao longo dos anos na escola. No final da actuação, os jovens estavam claramente emocionados e abraçaram-se em conjunto.
A Escola Vocacional de Dança das Caldas tem cerca de 300 alunos distribuídos pelas diversas disciplinas dos cursos livres e oficiais e oito professores. Desde 2012 que apresenta o seu espectáculo de encerramento do ano lectivo no CCC. “De uma forma natural fomos crescendo e necessitávamos de mais espaço para criar novas oportunidades de apresentações”, explicou a directora Isabel Barreto à Gazeta das Caldas.
No que respeita aos espectáculos que envolvem os bailarinos da escola, “a adesão da comunidade tem sido excepcional”, acrescentou a responsável, que já não diz o mesmo quanto às apresentações de dança enquanto espectáculo cultural – sobretudo num registo mais contemporâneo – “onde Caldas não tem um público assíduo”. Ainda assim, a escola tem notado uma envolvência maior de pessoas em eventos de dança (como workshops e actividades para pais e filhos) organizados pela própria academia.
Depois da primeira apresentação no CCC, a EVDCR volta ao grande auditório no dia 7 de Julho, com um espectáculo que coloca em palco os alunos dos cursos livres com mais de 12 anos. Já nos Pimpões, no dia 30 deste mês, haverá apresentação do 1º Ciclo do Ensino Vocacional, enquanto no dia 8 de Julho são os aprendizes mais novos os protagonistas das coreografias.

- publicidade -