Escritor obidense venceu o Grande Prémio de Poesia António Feijó

0
623
Armando Silva Carvalho |DR
Armando Silva Carvalho |DR

Armando Silva Carvalho, nascido em 1938, em Olho Marinho, no concelho de Óbidos, venceu a primeira edição do Grande Prémio de Poesia António Feijó, com o livro “A sombra do mar”. A cerimónia de entrega da distinção realizou-se no passado dia 4 de Novembro em Ponte de Lima.
Este prémio resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Escritores (APE) e a Câmara Municipal de Ponte de Lima, e tem o valor monetário de 10 mil euros.
O júri, constituído pelo presidente da APE, José Manuel Mendes, por Cândido Oliveira e Rita Patrício, refere em comunicado que a obra escolhida “destaca-se pelo rigoroso domínio da arquitectura poética, considerada quer ao nível da composição de cada poema, quer na organicidade da sequência de poemas que constitui o livro”.

A APE destaca ainda a escrita de Armando da Silva Carvalho como “poesia do quotidiano”, que “descobre a matéria possível para a leitura do mundo, feito de terror e alegria”.
O livro “A sombra do Mar”, de Armando Silva Carvalho, já tinha vencido em Março passado o Prémio Literário Fundação Inês de Castro.
O escritor, natural de Óbidos, já tinha vencido, em 2008, o Grande Prémio de Poesia APE/CTT com a obra “O amante japonês” e a sua estreia na poesia, em 1965, com “Lírica consumível”, valeu-lhe o Prémio Revelação da APE.
Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, Armando da Silva Carvalho foi jornalista, publicitário e professor do ensino secundário. Actualmente acumula as actividades de escritor, critico literário e tradutor.