Espaço Cenas apostou num mercado e em oficinas de artes

0
399
Decorreram várias oficinas para públicos de todas as idades

Oficinas para todas as idades, apresentações de livros, sessões de poesia e mercado de autor animou o Espaço Cenas

O Espaço Cenas, situado na Rua das Montras nº 71, primeiro andar, esteve em plena atividade durante as semanas que antecederam o Natal.
O espaço que habitualmente se dedica à arte dramática teve um mercado de autor a funcionar e ainda promoveu oficinas criativas entre os dias 16 e 23 de dezembro. Segundo a mentora do espaço, a atriz, encenadora e professora Inês Fouto esta foi “uma aposta ganha visto que contou com a adesão de miúdos e graúdos às várias propostas”. O Espaço Cenas realizou este programa de atividades em parceria com Sandra Roda, artista plástica e Ativista por Natureza que coordenou também as oficinas de Construção de Livro e de Posters EcoAtivistas. Houve outras propostas como o atelier Bicho Peúga que foi dedicado à construção e à dramatização de marionetas feitas a partir de meias “desermanadas”.
Houve também uma proposta de Pintura de Pedras que contou com participantes com idades entre os 11 e os 60 anos. Nestes dias decorreu ainda o Mercado Cenas D’Autor, cujos participantes responderam a uma open call realizada em novembro. Estiveram à venda peças de autor de artes plásticas, ilustração, design, edições de autor, fanzines , livros de artista, cerâmica, vestuário e de joalharia de autor. Também houve apresentações de livros e sessões de poesia.
“O mercado de autor e os workshops foram feitos por autores das Caldas”, disse a responsável que quer continuar a dinamizar o seu espaço com propostas diferenciadas. Esta primeira programação natalícia “foi um bom arranque” e, por isso, a coordenadora, interessada em dinamizar o seu espaço, pensa repetir o evento nas próximas férias escolares.■