Espaço ZOO apresenta peça de teatro itinerante

0
558

No próximo dia 21 de agosto, pelas 21h00, no Espaço ZOO, que funciona  nas Lojas do Parque, em frente ao Parque D. Carlos I, nas Caldas, é representada a peça “Amadis no Paraíso”.

O projeto ZOO é um projeto dos POGO, cuja programação atual conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura.

Guilherme Silva e Catarina Fragueiro são os responsáveis pelo desenho do espaço e pela gestão do projeto, orientada por Ruy Otero, diretor artístico da associação.

A peça de teatro itinerante baseia-se na história de Amadis, “uma figura quimérica e solitária que incorpora uma mescla de referências literárias e cibernéticas”. Segundo nota sobre a peça, este semi-herói, que rouba o nome a outra personagem do romance cavaleiresco medieval ibérico, Amadis de Gaula, encontra-se perante um cenário virtual aparentemente idílico.

Contextualizado num futuro próximo onde se especula a simbiose entre o homem e o avatar, Amadis debate-se sobre a possibilidade de ter chegado ao “Paraíso” – lugar último da existência virtual ocupado por personagens algo inesperadas: uma estátua de chimpanzé, um regador de jardim digital e um mordomo sem identidade. Entre diálogos e monólogos de uma banalidade quase inconsequente, “Amadis no Paraíso” é uma peça de João Timóteo e Vítor Freitas que têm vindo a explorar conceitos e narrativas envolvendo a virtualização da espécie humana – pós-humanismo.

A criação, encenação e texto são de  João Timóteo e Vitor Freitas e a interpretação está a cargo de Luís El Gris, Lara Amaral, Ana Reis e Vitor Freitas. Antes das Caldas, a peça “Amadis no Paraíso”, uma co-produção  da TMG/Aquilo Teatro, já foi apresentada em Lisboa. Seguem-se novas representações em Viseu e também em Faro. ■