Está a começar a festa da francofonia nas Caldas

0
801
Maria João Veloso (Conservatório das Caldas), João Mateus (ESAD), Maria do Carmo Brandão (Alliance Française) e Daniel Pinto (EHTO) são os parceiros da semana da francofonia

A Festa da Francofonia, que decorre por todo o país, começa a 18 de Março nas Caldas. A abertura decorrerá na EHTO com uma actuação de alunos daquela escola e um concerto com estudantes do Conservatório das Caldas.
Durante uma semana haverá diversas actividades que têm como ponto de ligação a francofonia. Recorde-se que no Oeste vive uma das maiores comunidades francófonas do país, com centenas de pessoas que têm como língua mãe o francês.
Um torneio de pétanque, uma exposição que reúne fotografias das cidades geminadas com Les Raincys (entre as quais as Caldas) e um workshop de serigrafia, são as primeiras actividades do programa, que inclui ainda um almoço e um jantar com receitas típicas francesas, um workshop de pastelaria fina (macarons, duchesses e éclairs) e uma tertúlia em torno da literatura portuguesa.
A Festa da Francofonia inclui ainda a exibição, no auditório da ESAD, do filme “Les Grands Esprits”, que aborda a transferência de um professor do prestigiado Liceu Henri IV para uma escola no subúrbio.
O programa termina com a exibição da trupe francófona de country no Bowling Caldas (existe a possibilidade de jantar antes do espectáculo, sob reserva).
João Mateus, vice-director da ESAD (uma entidade parceira do evento), disse que a escola vai celebrar um protocolo trianual com a Alliance Française que permitirá aos estudantes de francês o acesso à mediateca do IPL. O acordo prevê ainda que os professores da Alliance dinamizem actividades na ESAD.
Daniel Pinto, director da EHTO (outro dos parceiros), realçou que esta festa permite aos alunos de hotelaria e turismo que melhorar o seu francês e que olhem para a comunidade francófona e a gastronomia francesa também como oportunidades de negócio.
Maria do Carmo Brandão, da Alliance Française disse que os alunos da EHTO realizam todos os anos o exame Delf Scolaire (semelhante ao exame de Cambridge, mas para francês). “Todos os anos têm feito o exame e com óptimos resultados”, contou.
Já Maria João Veloso, do Conservatório das Caldas, revelou que na inauguração da exposição haverá um momento musical em francês com o coro infantil, composto por 16 alunos dos quatro aos nove anos. “É um trabalho experimental que começou há quatro anos”, explicou Maria João Veloso, acrescentando que este projecto vem no seguimento dos ateliers de música para bebés e música em movimento.
Além das Caldas, a Festa da Francofonia decorre em Alcácer do Sal, Alenquer, Algarve, Beja, Coimbra, Estarreja, Guimarães, Lisboa, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Setúbal e Viseu.

Programa:

18 de Março – 16h30 – EHTO – Abertura da festa da francofonia e cocktail com actuação de alunos do Conservatório das Caldas e da EHTO
19 de Março – 14h30 – Parque D. Carlos I – Torneio de pétanque
19 de Março – 17h30 – União de Freguesias de N. S. Pópulo, Coto e São Gregório – Exposição Regards Croisés e concerto de alunos do Conservatório
20 de Março – 10h00 – ESAD – Workshop de serigrafia
21 de Março – 13h00 – EHTO – Almoço francês – “Gout de France”
21 de Março – 16h00 – A Lareira – Tertúlia em torno da literatura portuguesa com Joelle Pouplier e Nadine Dechief
21 de Março – 19h30 – A Lareira – Jantar francófono
22 de Março – 10h00 – EHTO – Workshop de pastelaria fina francesa com o casal Telmo e Andreia Moutinho
22 de Março – 15h00 – ESAD – Exposição dos trabalhos do workshop de serigrafia e exibição do filme Les Grands Esprits
23 de Março – 21h00 – Bowling Caldas – Exibição da trupe francófona de country