Estudante da ESAD ganha concurso mundial Navigator Dreams

0
791
Gazeta das Caldas
Maria Silva é estudante de mestrado na ESAD e classificou-se em primeiro lugar num concurso mundial | D.R.
- publicidade -

Maria Silva, estudante de mestrado em Design Gráfico da ESAD, classificou-se em primeiro lugar no desafio Navigator Dreams: Global Talent Design 2018, com o tema “Estudantes”, nas categorias de Ilustração e Melhor Making Of.

“Quando me comunicaram que era a vencedora, eu nem queria acreditar!”, contou a jovem designer à Gazeta das Caldas. Ao concurso – que propunha a criação de uma ilustração para integrar as resmas de papel A4 – concorreram 591 projetos, oriundos de 49 países. A selecionada foi a ilustração de Maria Silva, de 28 anos, que vai aparecer nas resmas de papel A4 da gama Estudantes.

- publicidade -

A estudante da ESAD criou uma ilustração onde o papel é valorizado e se assume como elemento principal. “Os modelos foram planeados em Autocad e Adobe Illustrator e cortados com plotter de corte, em papel colorido”, explicou Maria Silva, que é de Viana do Castelo.
Nos seus projectos os concorrentes tinham obrigatoriamente que fazer referência aos estudantes, numa vertente tecnológica e divertida, além de ter que integrar na ilustração a palavra “students”.
No projecto vencedor, a autora apresentou os objectos cortados e colados em papel colorido, tendo criado um ambiente estudantil onde marcam presença cadernos e um computador. “As redes sociais estão patentes num telemóvel, mas também a diversão e os sonhos, pela máquina fotográfica, pela música e pelas cores alegres”, explicou Maria Silva, acrescentando que usou esta técnica para executar um trabalho relacionado com o Natal e decidiu voltar a usá-la para este concurso. Maria Silva ganhou um computador e uma máquina fotográfica, adequadas ao seu trabalho de designer.
A estudante de mestrado que neste momento já se encontra a trabalhar em Leiria, explicou que a execução do trabalho para a Navigator demorou cerca de um mês, desde a concepção à montagem, fotografia e edição dos ficheiros.

ALUNOS DISTINGUIDOS PELA ROCA

O segundo e o terceiro prémio da 2º edição do Roca One Day Design Challenge foram para alunos da ESAD. O concurso, que contou com mais de 300 participantes (o dobro do ano passado), propôs aos jovens designers e arquitectos o desafio de desenhar, em contrarrelógio, uma proposta inovadora para o espaço de banho.
O segundo prémio, no valor de 1500 euros, foi para o projecto intitulado “Meta”, da autoria de Gonçalo Marques, João Santos e Tomás Fernandes, todos alunos da ESAD. Gabriel Pessoa, também do terceiro ano de Design de Ambientes, trouxe para casa o bronze, com o projecto “Indicator”, desenvolvido em conjunto com duas estudantes do IADE e da ESAD Matosinhos, Joana Fatela e Mariana Andrade, respectivamente. Os três estudantes arrecadaram um prémio de mil euros.
A primeira proposta “Meta” é uma prateleira de banheira/base de duche, para produtos de banho, com um sensor, que suspende automaticamente a água durante um minuto, o tempo médio para passar o produto no corpo/cabelo. A prateleira conta com um display dividido, sendo que num, sempre que a água está a correr, mostra o número de litros a ser gasto em tempo real, e quando a água está suspensa faz a contagem decrescente do minuto necessário para a aplicação do gel/shampoo.
No outro display é apresentada uma escala gráfica, desde o peixe à baleia, para apresentar de uma forma perceptível a quantidade que se poupa em água em forma de animais marinhos.
“Indicator” é uma torneira adaptável para crianças que dispõe de cinco reguladores: quatro têm cor e desenhos e um não está caracterizado. Este último é destinado aos adultos e é de uso livre, sendo que os quatro reguladores com cor servem para desbloquear a água em frações de tempo: o azul desbloqueia a água em fluxos de cinco segundos, o verde de 15 segundos, o laranja de 30 segundos e o magenta durante dois minutos.
O júri foi constituído por Sérgio Guerra (arquitecto), Júlio Quaresma (designer, crítico de arte e arquitecto), Nuno Gama (designer de moda), Xavier Torras (brand communications director da Roca e director da We Are Water Foundation) e Jorge Vieira (managing director da Roca em Portugal e representante da We Are Water Foundation em Portugal).

- publicidade -