Ex-aluna da ESAD ganha prémio

0
459

CatarinaA artista açoriana Catarina Vieira Pereira, mestre em Artes Plásticas pela ESAD, foi a vencedora da primeira edição do Prémio de pintura António Dacosta. A autora, natural de S. Miguel, onde nasceu em 1989, venceu este prémio com a obra “Renascimento ou Cadáver IV”.
O júri que integrou os artistas plásticos Maria José Cavaco e José Nuno da Câmara Pereira, e pelo crítico de arte António Pinto Ribeiro, foi unânime na decisão de atribuir o prémio à obra fundamentando a sua decisão “no facto da artista recorrer a um processo inovador na produção da obra e na ousadia do formato”.
A pintura premiada fará parte do fundo artístico do Arquipélago – que pretende reunir obras de criação contemporânea – no Centro de Artes Contemporâneas que fica em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira).
O Prémio de Pintura António Dacosta, no valor de 12 mil euros, atribuído pelo Governo dos Açores, destina-se a galardoar os artistas regionais e a valorizar a actividade cultural regional no domínio das artes plásticas na categoria de pintura.
Catarina Vieira Pereira é mestre em Artes Plásticas pela ESAD, onde defendeu uma tese subordinada ao tema “Pintura fotográfica – efemeridade, metamorfose e acção num percurso plástico”. A artista participou em 2013, em Beja, no concurso 18.ª Galeria Aberta, onde foi distinguida com uma Menção Honrosa, tendo já este ano sido galardoada com o primeiro prémio da 4ª edição do Concurso Labjovem, na área das Artes Plásticas.

N.N.