Exposição de Multimédia atraiu 300 pessoas aos antigos silos

0
441
- publicidade -

 

 

Célio Pires é um dos responsáveis do Our Media Heads

 

- publicidade -

Decorreu durante os dias 7,8 e 9 de Março, no espaço dos antigos Silos da Ceres, uma exposição destinada a dar a conhecer os projectos dos alunos finalistas do curso de Design Multimédia da ESAD. Marcaram presença
A mostra atraiu 300 pessoas, sendo por isso um dos eventos mais bem sucedidos daquele espaço que agora alberga vários ateliers de trabalho criativo.

Designada Our Media Heads, a mostra foi realizada com recurso a aplicações informáticas diversas relacionadas com as novas tecnologias de mutimedia, juntando imagem, som e animação.
A mostra correu bem e, segundo um dos responsáveis, Célio Pires atraiu três centenas de visitantes, sendo por isso uma das exposições que atraiu mais gente aos Silos. Este responsável é também um dos participantes neste evento que reúne mais nove estudantes finalistas de Design Multimédia. Tem 23 anos, é de Bragança, e anteriormente já havia tirado o curso de Design Gráfico no Porto. Há muito que este jovem já “magicava” uma ideia sobre qual seria a melhor forma de divulgar o Design Multimédia e de chegar às empresas que procuram designers desta área específica. “Nada melhor do que usar as próprias novas tecnologias e as redes sociais para alcançar esse objectivo”, afirmou-nos o estudante que também tem o seu atelier de trabalho a funcionar nos Silos. Está pois criada digitalmente uma plataforma onde os estudantes podem dar a conhecer na web (rede da Internet) os seus projectos incluindo  aos empregadores, que têm acesso aos seus portefólios e ficam a conhecer as suas capacidades de trabalho nesta área especifica.
O próprio cartaz e a plataforma serviram para divulgar o trabalhos dos finalistas do curso de Design Multimédia e ainda para partilhar  informação, como o conteúdo do evento através de aplicações como a qr codes, uma tecnologia que funciona como uma espécie de código de barras e que dá acesso aos autores e aos seus trabalhos.
Na mostra, os estudantes apresentaram ainda produtos de interacção e  de projecção mapeada  e de realidade aumentada, tecnologias hoje em voga nos meios internacionais, que servem também para dar a conhecer projectos e criadores.
A escolha do nome, Our Media Heads, resulta do facto de sermos “bombardeados com informação desde pequenos e esta acaba por se revelar em trabalhos um dia mais tarde, mesmo que não tenhamos consciência disso”, disse Célio Pires.
A realização desta exposição foi possível pois “os Silos dão-nos esta oportunidade” e segundo o organizador, o seu atelier neste espaço, “é uma espécie de segunda casa”.
No projecto Ceres, diz Célio Pires “sente-se um ambiente de trabalho, de competitividade e de enorme potencial criativo”. O finalista pretende assim que acabar o curso ingressar no mercado de trabalho. Este estudante é ainda um dos elementos do Fest Share, projecto  que teve a primeira aparição no Festival Internacional do Chocolate em Óbidos e que “contou com muita adesão”.
Colocaram, com ajuda de tecnologia low budget, câmaras fotográficas  em locais estratégicos do festival, como as bilheteiras, permitindo que as fotografias tiradas no momento fossem de imediato colocadas no Facebook. Esta aplicação está a ser um verdadeiro sucesso.
Este projecto está  a ser desenvolvido por cinco autores da ESAD que trabalham em parceria com a Câmara de Óbidos.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -