Um jornal pode dar origem a uma obra de arte. A exposição “Support Local Media”, da ESAD.CR, que se encontra exposta no La Vie é a prova disso mesmo.
O resultado das impressões geradas pelo encontro de duas cidades numa (a de origem de cada jovem estrangeiros em Erasmus na ESAD e as Caldas da Rainha), com as páginas da Gazeta das Caldas pode agora ser apreciado no piso 2 do La Vie. A exposição, integrada nas comemorações do 97º aniversário da Gazeta e denominada “Support Local Media – ESAD.CR e Gazeta das Caldas, entre duas cidades”, foi inaugurada no passado dia 13 de outubro e encontra-se patente ao fim do mês.
O conjunto de serigrafias foi realizado por alunos em Erasmus em 2019 (o último antes da pande-mia) durante um workshop que funciona também como uma atividade de boas vindas à escola e à cidade das Caldas, onde os jovens permanecem durante um semestre. Elemento comum a todos os trabalhos artísticos realizados é a utilização das páginas da Gazeta.
“Além de gostar da primeira página, adoro a caligrafia no interior do jornal, pelo que para mim é um ponto fulcral usar a Gazeta na colagem”, explicou a coordenadora, Vera Gonçalves, acrescentando que, a cada ano, introduz novidades. Esta mostra tem a particularidade de ser a preto e branco e com elementos em pop up.
“Normalmente utilizo só colagens, mas para diferenciar colocámos em saliência o país de origem, para estar mais perto dos estudantes e em interação com a cidade das Caldas”, salientou Vera Gonçalves. Por exemplo, uma aluna brasileira, oriunda do Paraná, achou interessante utilizar a arquitetura do jardim botânico da sua terra com a dos Silos, mais retangular, e a Gazeta das Caldas surge numa parede, como se de um mural se tratasse. Presentes estão também locais emblemáticos das Caldas, como a Praça da Fruta, a Rua das Montras ou o Parque, que lhes permite identificar pontos da cidade.
“Acho que é uma mais valia usar a Gazeta, as ruas das Caldas, a ESAD e, hoje, o La Vie”, sintetizou Vera Gonçalves durante a inauguração.
Também o diretor da escola de artes, João Santos, destacou a parceria e cumplicidade existente entre as instituições, salientando que são “uma escola vaidosa, e ver a ESAD nas páginas da Gazeta é um grande orgulho”. Uma colaboração que se estende ao La Vie, “vizinho” da escola primária usada pela ESAD.CR, e que também ele se mostrou disponível para futuras parcerias.
Desafio às escolas
“Os bons desafios permitem a concretização de grandes ideias e permitem descodificar este tempo muito complexo em que a incerteza é a certeza de todos os dias”, observou o presidente da direção da Cooperativa Editorial Caldense, Francisco Rebelo dos Santos, que gostaria que a já longa parceria entre a Gazeta das Caldas e a ESAD fosse “dilatada” a outros estabelecimentos de ensino e agrupamentos escolares. Para a sua concretização, o diretor-adjunto da Gazeta das Caldas, Joaquim Paulo, deixou um desafio aos responsáveis dos agrupamentos e centros de formação presentes para desenvolverem, durante este ano letivo, trabalhos com recortes da Gazeta das Caldas. “Temos jornais e revistas que podemos fornecer aos alunos para que nas suas aulas, possam fazer trabalhos artísticos tendo por base o nosso semanário”, sugeriu. As escolas farão depois uma seleção e os trabalhos escolhidos farão parte de uma exposição a ter lugar, possivelmente, no La Vie.
Por outro lado, a Gazeta também está “aberta” a novos desafios que possam ser lançados pelas várias instituições escolares, reforçou o seu administrador, Fernando Xavier, realçando que “estamos cá para trabalhar com a sociedade”.