Exposição de Serralves no Leopoldo de Almeida

0
223
- publicidade -

No próximo dia 12 de junho, pelas 18h00, vai inaugurar a exposição “Matéria / Ação – Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970”, da coleção da Fundação de Serralves, no Museu Leopoldo de Almeida, do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

A mostra vai estar patente até outubro e reúne um conjunto de esculturas das décadas de 1960 e 1970, que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram o final da década de 60 e o início da década de 70.

As obras escultóricas da coleção da Fundação de Serralves serão apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo do mesmo período, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação que se desenvolveram, em grande medida, a par e par, por influência mútua e por contraste.

- publicidade -

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra ainda o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves e que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

A Câmara das Caldas da Rainha é uma das fundadoras de Serralves e já recebeu em 2023 a exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo”, cujo arquivo pessoal está depositado na Fundação de Serralves.

A autarquia caldense aderiu durante quatro anos ao Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, o qual prevê o pagamento de uma verba de 100 mil euros durante esse período de tempo.

A exposição “Matéria / Ação – Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970” vai estar patente no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes, até ao próximo dia 27 de outubro.

- publicidade -