“Quem são eles” é o título da exposição evocativa dos 40 anos da galeria Ogiva, que será inaugurada amanhã, 18 de Dezembro, pelas 17h00. A mostra é composta por trabalhos de 35 jovens criadores da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.
A proximidade geográfica da ESAD com a galeria novaOgiva, assim como o seu contributo para o panorama artístico contemporâneo, vêm comprovar esta partilha. A galeria Ogiva em Óbidos nasceu da vontade de fazer e de descentralizar ideias e projectos de arte contemporânea.
A mostra, que fica patente até ao dia 10 de Abril de 2011, na galeria novaOgiva, evoca as obras produzidas pelos muitos artistas que deram vida a este espaço cultural.
É ainda colocado o “desafio de pensar como a mostra desta geração poderá, ou não, marcar a história e rota da arte contemporânea”, disse a responsável, Ana Calçada.
Criada em 1970, a Ogiva tornou-se numa referência como espaço expositivo nacional durou até 1974. Durante este período, apresentou-se como a única alternativa expositiva e galerística no território nacional, fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.
Idealizado e construído pelo escultor José Aurélio, o espaço pretendeu promover a divulgação da arte contemporânea, surgindo como alternativo às rotas das galerias.
Muitos dos nomes que passaram por esta galeria, artistas portugueses muito inovadores nos anos 70, são actualmente referência da arte contemporânea.
Situada na Rua Direita, a novaOgiva está aberta diariamente 10 às 13h00 e das 14 às 18h00.
F.F.