É a maior exposição de sempre do curso de Ilustração e Produção Gráfica da ESAD.CR
Abriu, a 11 de novembro, a exposição Seleta 2023 na Galeria do Turismo caldense. Esta é pois uma oportunidade de conhecer trabalhos dos alunos do curso TeSP em Ilustração e Produção Gráfica da ESAD.CR, numa mostra patente até ao próximo dia 4 de dezembro.
A exposição reúne um conjunto de objetos gráficos realizados nas unidades curriculares do curso durante o ano letivo 2022-23.
A Seleta 2023 reflete os resultados do percurso de aprendizagem que o curso oferece durante dois anos de formação. “Estão presentes os melhores trabalhos que conjugam os objetivos das disciplinas e da própria expressão plástica de cada um dos estudantes”, disse o docente Afonso Figueiredo, coordenador do curso. . Patentes estão trabalhos gráficos bi e tridimensionais, abrangendo vários tipos de ilustração, produzidos através de diferentes técnicas de produção gráfica, das mais tradicionais até às técnicas digitais. Ilustração infanto-juvenil, digital, exercícios de ilustração científica, e até de bordados pois foi o meio de expressão escolhido por uma das alunas para dar resposta ao desafio de fazer uma ilustração bidimensional. Patentes estão os projetos finais, que são simulacros do que “vão viver em breve quando integrarem o mercado de trabalho”, acrescentou o professor. A mostra inclui trabalhos inspirados em contos de autores contemporâneos como de Valter Hugo Mãe e há alguns trabalhos que os alunos se expressaram usando também a cerâmica, inspirados nos livros.
“A ideia é também mostrar o que aprenderam, usando técnicas tradicionais como a serigrafia, gravura, em ponta seca e também em linóleo”, disse Afonso Figueiredo. De Seleta fazem parte animações, curtas-metragens, feitas com técnicas de animação tradicionais e também usando recursos digitais. Numa montra de vidro estão também peças de cerâmica que os estudantes fizeram com as artistas Ana e Betânia, tendo trabalhado ilustração bi e tridimensional.
”Esta é a maior exposição que já fizemos, com mais trabalhos”, garantiu o coordenador acrescentando que, ao todo, estão representados cerca de 40 estudantes que ainda vão estagiar em empresas durante a formação. O retorno que têm recebido dessas entidades tem sido “muito positivo” em relação à prestação dos estudantes. Alguns ficam a trabalhar nessas firmas, enquanto que outros seguem para o ensino superior. “A maioria prossegue aqui na ESAD.CR e notamos que vem muita gente de todo o país, em especial da zona Centro”.
O curso TeSP em Ilustração e Produção Gráfica da ESAD.CR veio substituir o CET em 2012 está agora em fase de reformulação, pois passará a ter nova estrutura curricular em 2024.■