Exposição no Centro de Artes

0
428

“Processos de Criação e Edição”  é como se designa a exposição que vai ser inaugurada a 23 de Outubro no Centro de Artes. A mostra – organizada pelo Centro de Artes e pela associação Oficina do Cego – reúne um conjunto de livros de artista, livros de imagens e outros objectos produzidos em regime de auto-edição pelos elementos que compõem aquela  associação.
Vão estar presentes trabalhos produzidos a partir das técnicas de impressão tradicionais e da vertente pedagógica, no intuito de as divulgar, exibindo os resultados concretos da sua utilização.

Para além dos objectos impressos e já acabados, a exposição apresenta esboços, desenhos originais e maquetas preparatórias, podendo o público consultar as edições.
Na inauguração decorrerá uma conferência sobre a História do Livro pelas 16h30 e será feita uma demonstração de tipografia, a partir das 18h00.
A oficina do Cego é uma associação cultural sem fins lucrativos cujo objectivo é a promoção das artes gráficas, através da prática e da divulgação de diferentes técnicas de impressão, da formação no âmbito das técnicas e da sua história, da edição de autor em pequenas tiragens. A Oficina do Cego surge como laboratório para a produção de livros de artista e objectos impressos.
Do programa desta exposição ainda faz parte a realização de um workshop de linóleo – que se vai realizar no dia 30 de Outubro entre as 10h00 e as 17h00. No dia 6 de Novembro está previsto um atelier de serigrafia.
A mostra poderá ser vista até 31 de Dezembro.