Entre os dias 29 e 31 de Março (de Sexta-feira Santa a Domingo de Páscoa) vai decorrer nos museus de José Malhoa, da Cerâmica e da Nazaré, uma feira solidária a favor dos mais carenciados. Trata-se de uma iniciativa da rede de museus da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) que decorre a favor da Cáritas Diocesana.
Nos museus podem ser adquirido livros de cultura e de arte e ainda CDs que poderão ser levados em troca de um contributo solidário a favor daquela entidade.
Segundo nota de imprensa, a DRCC pretende uma mudança nos serviços dos museus que agora dirige, “no sentido de maior aproximação ao público, com horários mais alargados e exposições renovadas, abrindo-os também a esta nova forma de contribuir para a sociedade civil, em tempos de crise”. O objectivo é aproximar os museus das populações, “ultrapassando o papel exclusivo de exposição de acervos”.
Além dos museus caldenses, a DRCC ainda integra o Museu de Aveiro, Museu da Guarda, Museu Francisco Tavares Proença (Castelo Branco) e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra.