Festa da Cerâmica adiada ou em risco?

0
346

A vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira não confirma a realização da Festa da Cerâmica em 2012, estando a sua concretização dependente de uma reunião a agendar com o comissário da iniciativa, João Serra que actualmente preside a Guimarães, Capital Europeia da Cultura.
“Tudo vai depender da reunião que eu tiver com o comissário”, acrescentou a vereadora da Cultura que ainda disse à Gazeta das Caldas que a primeira data anunciada, Maio de 2012, já não será cumprida. A autarca também está de partida para a Turquia em representação da Assembleia da Republica. Quando regressar reunirá com João Serra, que confirmou ao nosso jornal a reunião onde serão definidas as melhores estratégias para o actual momento, em função das limitações existentes e dos objectivos a atingir com a Festa da Cerâmica.
A última edição desta iniciativa decorreu entre Julho e Setembro de 2009 com vários eventos que decorreram na cidade.
A autarquia caldense voltou a convidar João Serra para ser o comissário do evento – mesmo com o historiador caldense a assumir funções de presidente da Guimarães  Capital Europeia da Cultura. Os afazeres deste responsável caldense impediram que a Festa da Cerâmica se realizasse em 2011, tendo a edição sido adiada para Maio de 2012. Previstas estavam  várias exposições sobre a obra de Armando Correia e uma outra sobre vida e obra de Avelino Soares Belo – esta última a cargo do Museu de Cerâmica e ainda uma outra relacionada com o património da Secla, adquirido  pela Câmara Municipal, que irá destacar a cerâmica industrial e o papel do design. Está igualmente prevista uma edição sobre Ferreira da Silva.


N.N.