Festivais literários de Óbidos e Paraty (Brasil) vão ter espaços permanentes de troca de conteúdos

0
671
- publicidade -

Os festivais literários de Óbidos e de Paraty, no Brasil, vão iniciar uma parceria com a criação de espaços físicos permanentes de produção de conteúdos, ao longo de todo o ano, em cada uma das localidades. O anúncio foi dado no Folio, que terminou no passado domingo e que nesta edição registou uma elevada afluência de público.
A próxima edição decorre de 10 a 20 de Outubro e irá girar à volta das grandes viagens, assinalando os 500 anos da circum-navegação por Fernão de Magalhães. O presidente da Câmara, Humberto Marques, espera poder contar com mais apoios da tutela, agora que Óbidos já deu provas do sucesso desta estratégia.

 

Gazeta das Caldas
Os Lisbon Poetry Orchestra e Quarteto Nacked Lunch encerraram a quarta edição do festival | F.F.

O Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos vai passar a ter em Paraty, no Brasil, uma casa “de criação permanente” e de ligação com os parceiros institucionais. Esta abertura insere-se numa parceria com a organização da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que também passará a ter em Óbidos um espaço onde, entre coisas, será definida a estratégia que os dois festivais poderão desenvolver no futuro.
A colaboração entre a FLIP e o Folio arrancou já este ano com a organização brasileira a trazer ao festival alguns escritores que participaram em mesas de autor e no lançamento de livros. Autores portugueses irão estar na Festa da Literatura, assim como em Paraty durante todo o ano, através de residências artísticas ou a participar na programação que exista, potenciando a circularidade de escritores.
Esta parceria deixa o presidente da Câmara, Humberto Marques, muito expectante em relação à próxima edição do festival. “Espero que o país perceba que esta casa que vamos abrir em Paraty cobre um eixo de milhões de pessoas e que assuma a sua responsabilidade pública em financiar estes projectos”, disse, fazendo notar que os apoios estatais são diminutos.

- publicidade -