Espanhóis e belgas marcam arranque do Festival de Acordeão de Torres Vedras

0
555
- publicidade -

Começa no próximo dia 27 de Outubro, o  VII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo  – com a actuação do grupo Taper Duel, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Trata-se de um projecto de dois jovens e experimentados músicos da cena folk/jazz de Espanha. São eles Jorge Arribas (La Musgaña, Celtas Cortos) e(Rao Trio, Maria Salgado) que interpretam melodias populares e de autor, numa perspectiva abrangente, mas sem perder as raízes que os identificam. Em torno de uma atmosfera especial criada por um acordeão e um baixo, fluem criativamente a partir da música tradicional, redesenhando novas sonoridades.

A 28 de Outubro, à mesma hora e no mesmo local, actuará o grupo belga Tricycle num evento que integra também as festas da cidade.
Este projecto foi criado em 2001 pelo acordeonista/pianista Tuur Florizoone e é composto por um trio – que conta também com o contrabaixista Vincent Noiret  e o saxofonista e flautista Philippe Laloy.
A música de Tricycle é uma criação energética, abrangente, com carácter visual. As composições originais desta banda, tingidas com nostalgia, remetem, de forma subtil, para velhos estereótipos.
Após o lançamento do seu primeiro álbum – Orange for tea, em Dezembro de 2004 -, o grupo revelou-se, tendo já tocado em festivais de jazz, de world music e em salas de concertos de renome.
O preço do bilhete para assistir a estes concertos, no Teatro-Cine de Torres Vedras, é de cinco euros.
O festival tem um programa paralelo de actuações que decorre em vários pontos da cidade de Torres Vedras e que se designa “Merenda do Acordeão”. A 27 de Outubro, pelas 17h30, no café Brasileira actuará João Domingos e Filho. No dia seguinte, à mesma hora, no Café Chave D’Ouro actuará Catarina Brilha.
Segundo o director artístico deste festival, Carlos Mota (que dirige também o CCC caldense) nesta sétima edição, Torres Vedras, “vai receber uma nova embaixada musical possuidora de valores singulares no panorama internacional, num universo que vem desde as tradições de um chamamé às sonoridades remisturadas do flamengo ao Jazz  e do experimental ao sons orientais”.
0 Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é organizado pela Câmara de Torres Vedras com o apoio do Arena Shopping, da FNAC, do Hotel Campo Real e do Turismo de Lisboa.

- publicidade -