Festival de Óbidos vai abrir com ópera-tango

0
212
“María de Buenos Aires” vai abrir o evento que também prestará homenagem ao maior poeta português
- publicidade -

Festival abre com María de Buenos Aires” e segue com proposta operática dedicada ao poeta Luís de Camões

A ópera-tango de Astor Piazzolla “María de Buenos Aires”, vai abrir o Festival de Ópera de Óbidos (FOO), no dia 6 de setembro, às 21h00, na Praça da Criatividade, que fica à entrada da vila medieval. Este espetáculo teatral/musical, dirigido por Daniel Schvetz, conta com libreto do poeta uruguaio-argentino Horacio Ferrer, contará com nomes como Ana Ester Neves (soprano solista), Christian Luján (barítono solista) e Guido Lisioli (recitante solista).
Segue-se uma récita no dia 8 de setembro, às 17h00 horas, no mesmo local.
No 7 de setembro, o Convento de São Miguel, nas Gaeiras, recebe, a partir das 21h00, “O Último Canto – Camões e o Destino”, uma ópera de César Viana, com adaptação livre da tradução portuguesa do poema dramático “Camões”, de Vassili Jukovski, por Larysa Shotropa e João Lourenço, e poemas de Luís Vaz de Camões.
O espetáculo, que terá uma única apresentação, assinalará os 500 anos do nascimento do mais celebrado poeta português.
Este trabalho foi uma encomenda ao compositor César Viana, professor no Instituto Superior Katarina Gurskaya (Madrid) e antigo membro da direção do Teatro de São Carlos (Lisboa).
O elenco conta com grandes artistas do meio operático português.
O segundo fim de semana do FOO contará com a grande produção da edição deste ano, “A Filha do Regimento”, de Gaetano Donizetti
Após um longo interregno deste evento implementado entre 2004 e 2011, o Festival de Ópera de Óbidos ressurgiu em 2023, numa organização da ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, em parceria estratégica com o Município de Óbidos, com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes e com o apoio à produção da Anuartis. Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos online, em Blueticket, e em locais físicos: lojas MEO, FNAC, Worten, El Corte Inglés, e no posto de venda à porta da vila de Óbidos. Mais informação no site turismo.obidos.pt/festival-opera-obidos ■

- publicidade -