Filho da Treta é uma crítica ao mundo moderno

0
750

Desde o ano passado que Zezé regressou aos palcos, acompanhado por Júnior, um jovem que representa a “geração perdida” do mundo moderno.
“Filho da Tetra” põe lado a lado José Pedro Gomes e António Machado e é uma comédia com raízes na peça “Conversa da Tetra”, que juntou por mais de dez anos José Pedro Gomes e António Feio, actor falecido em 2010 que dava vida ao personagem Toni. Pois bem, Júnior surge agora como o filho de Toni e é a imagem oposta de Zezé, que parou no tempo e nem sequer sabe o que é uma selfie.
Esta peça passou pelas Caldas no dia 26 de Maio e pôs o auditório (esgotado) do CCC a rir do princípio ao fim sobre temas que não podiam ser mais actuais.

notícias das Caldas
Filho da Tetra é indirectamente uma homenagem a António Feio. Há até referência ao colete de vaca que o actor usava em palco no chapéu de António Machado, que é agora quem acompanha José Pedro Gomes em palco | DR

Nada se perde, tudo se transforma. É este o lema da “Treta”, que regressou em 2016 com a peça “Filho da Tetra”, depois do sucesso durante mais de uma década da comédia “Conversa da Tetra” (que saltou dos palcos para a televisão) e da produção “Filme da Treta”, que estreou nos cinemas em 2007.  Só que agora Zezé (José Pedro Gomes) faz-se acompanhar de Júnior (António Machado), que representa o filho de Toni (personagem que era interpretada por António Feio).
As referências ao actor já falecido surgem não só no texto, mas também no chapéu de Júnior,  onde o padrão de pele de vaca presta uma homenagem ao colete que António Feio utilizava nos seus espectáculos. “Filho da Treta” é, por isso, uma vénia discreta ao comediante que morreu em 2010. Mas mais do que isso, “Filho da Tetra” é uma crítica ao mundo moderno e o confronto entre duas gerações que não andam de mãos dadas.
Se por um lado Zezé ainda tem um telemóvel com teclas – nem sabe o que é um smartphone – e vive esperançado com o dinheiro que pode vir a ganhar num daqueles passatempos transmitidos nos programas de televisão, Júnior é da geração das novas tecnologias, da Uber, dos emojis e da selfie.
“Estamos na era do eu e só vivemos aquilo que fotografamos”, afirma Júnior, ao passo que Zezé critica o facto de se estarem a perder as tradições. “Basta olharmos para o bairro, parece que agora é tudo pensado para os turistas, tal é a quantidade de hostels e tuks tuks”, diz.
Júnior faz parte da geração das startups – “um grupo de pessoas que trabalha em condições de extrema incerteza mas cujo negócio pode vir a ser milionário” – dos investidores, do marketing e do crowdfunding – “quando pedes dinheiro às pessoas para concretizares os teus projectos”. É também do tempo dos restaurantes gourmet, das apps e do veganismo.
Enquanto o mundo avança, Zezé parou no tempo e não percebe metade do palavreado usado pelos mais jovens. Por exemplo, quando Júnior (que vimos a descobrir que é seu sobrinho) lhe confessa que é vegan, Zezé pergunta-lhe: “Recebes pensão de invalidez por isso? É que isso não é comida, é comida da comida que a gente come, a que dás ao periquito”. Pois claro que Zezé não dispensa a sua entremeada.
“Filho da Treta” é também uma crítica à corrupção – ao saco azul de Ricardo Salgado ou aos paraísos fiscais do Panamá – e uma reflexão sobre os refugiados. Em tom de brincadeira, e numa aproximação aos espectadores, Zezé disse que se fosse refugiado levava na sua mochila louça das Caldas. E voltou a referir o falo caldense quando falou em Joana Vasconcelos: “O que será que ela fazia nas Caldas? Seria semelhante ao galo de Barcelos gigante, só que seria um galo depenado com dois sacos de compras!”.
Sempre actual, a dupla não deixou escapar Salvador Sobral às suas piadas. “A partir de agora para alguém ir ao festival da Eurovisão basta levar um casaco 10 números acima, deixar crescer o cabelo para o despentear e passar a música toda a tentar acertar com os dedos uns nos outros”, ironizaram.
“Filho da Treta” resulta dos textos de Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins, é uma produção da Força Produção e conta com o apoio da M80.