A literatura vai estar em destaque já partir de dia 9 de outubro e dedica-se ao tema Fronteiras
A edição de 2025 do FÓLIO vai acontecer entre os dias 9 a 19 de outubro, e será dedicada ao tema “Fronteiras”. É o regresso de um dos festivais literários mais relevantes da Europa, que durante 11 dias celebra a Literatura como espaço de diálogo, de reflexão e de encontro de culturas, num total de 464 iniciativas culturais. Este ano, no cartaz, figuram nomes como Ricardo Araújo Pereira, João Soares, Anabela Mota Ribeiro, João Tordo e José Eduardo Agualusa, e autores internacionais como Gregório Duvivier, Richard Zimmler, Anne Applebaum, Avi Shlaim, Paul Murrey, e Carmen Maria Machado.
Para além destes autores, está também confirmada a presença de dois laureados com o Prémio Nobel da Literatura: a escritora e jornalista bielorrussa, Svetlana Alexievich, distinguida em 2015, e o escritor sul africano John Maxwell Coetzee, distinguido em 2003.
A Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o apoio do Europe Direct Oeste Oeste, Lezíria e Médio Tejo, associa-se ao festival para assinalar quatro décadas da adesão portuguesa à União Europeia, com debates, mesas redondas, oficinas, sessões de leitura e uma exposição multilinguística. Ao todo até ao dia 19 vão decorrer 21 exposições, mais de uma centena de conversas, 50 apresentações de livros e revistas, 21 concertos, 15 mesas e seis tertúlias. Entre tantas outras propostas, haverá 59 oficinas, 28 lançamentos de livros, três seminários, um prémio, seis conferências e nove sessões de cinema.































