Mosteiro de Alcobaça vai acolher fotografia do Cistermúsica 2020

0
46

A Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça recebe, a 18 de abril, às 18h00, a inauguração da exposição de fotografia “Festival em Tempo de Pandemia” da autoria de Sara Leonardo.

É um projeto das Edições Escafandro, ao abrigo do programa Garantir Cultura, e que conta com a parceria da ABA – Banda de Alcobaça – Associação de Artes.

Esta data, em que se comemora igualmente o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (este ano sob o tema “Património e Clima”), será ainda marcada pela apresentação do livro homónimo da exposição e por um concerto do Coro da Banda de Alcobaça que terá a direção de Vera Santos.

Composta por um conjunto de 15 painéis fotográficos, uma resenha das imagens mais representativas do projeto, a exposição da autoria de Sara Leonardo ficará patente no mosteiro até 31 de maio de 2022. Poderá ser visitada entre as 09h00 e as 19h00 (última entrada às 18h30).

Editado em 2021 pelas Edições Escafandro, o livro “Um Festival em Tempo de Pandemia” junta as melhores imagens de Sara Leonardo aos textos de João Neves, resultando num documento histórico que testemunha cada passo da realização da edição 2020 do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça em condições excecionais de saúde e segurança.

Segundo Rui Morais, diretor-geral do Cistermúsica, que prefacia a publicação: “Este livro assume, assim, uma dimensão de arquivo, permitindo manter viva a memória de como foi possível, em tempo de pandemia, cumprir com um dos mais conceituados festivais de música erudita do país, num ano verdadeiramente excepcional e, sobretudo, cumprir (com) a Cultura!”.