Fotografia de Valter Vinagre numa homenagem ao concelho e suas gentes

0
12947
cartaz
Exposição Valter Vinagre

Será inaugurada, a 14 de Janeiro, pelas 16h00, no Museu do Ciclismo, a exposição de fotografia “Retratos e outras estórias I” de Valter Vinagre. Desta fazem parte imagens, a preto e branco, do concelho e das gentes das Caldas, captadas pelo fotógrafo, entre 1986 e 2001 e que fazem parte da história local recolhida pela Gazeta das Caldas. “Foram anos importantes da minha vida, que correspondem ao período da minha aprendizagem, onde mais errei e arrisquei enquanto fotógrafo”, disse Valter Vinagre.  Com esta mostra, há também a intenção de homenagear bastantes pessoas (mas não ainda todas) e o concelho caldense. O fotógrafo assume-se como o único responsável pela selecção final desta primeira apresentação onde há uma larga maioria de retratos de personalidades ligadas à região e à cidade da segunda metade do século XX. De um universo de 1600 imagens, seleccionou 300 e destas foram escolhidas 91.
Este autor, que viveu e trabalhou nas Caldas durante várias décadas, foi distinguido com o prémio de Melhor Trabalho de Fotografia 2015, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo seu projecto “Posto de Trabalho”. Este trabalho dedicado à prostituição de beira de estrada foi apresentado no Museu da Electricidade, em Lisboa.
A exposição é organizada pela Gazeta das Caldas em parceria com o Museu do Ciclismo e com o apoio da autarquia, podendo as fotografias assinadas e credenciadas ser adquirias pelos interessados.